Dieta

Água com sal, a nova promessa emagrecedora da internet

O que você precisa saber sobre o consumo de sal

Adicionar mais sódio ao consumir água com sal pode levar a uma quantidade maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
Adicionar mais sódio ao consumir água com sal pode levar a uma quantidade maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) |  Foto: Divulgação

A internet está cada vez mais repleta de dicas e truques sobre alimentação. Com tantas estratégias supostamente inovadoras, não é difícil se deparar com fake news nutricionais. Uma das mais recentes afirma que beber água com sal diariamente tem diversos benefícios para a saúde.

Algumas pessoas têm defendido – sem qualquer respaldo científico – que consumir água com sal ajudaria a eliminar toxinas por meio de uma suposta “limpeza intestinal”, aumentar a disposição, eliminar a vontade de doces e a emagrecer. Será mesmo que a combinação de água com sal teria todos esses benefícios?

De fato, o sódio, que é um mineral encontrado no sal, é essencial para nosso organismo com importante atuação no equilíbrio hídrico, transporte de oxigênio e condução de impulsos nervosos, fazendo nossos músculos funcionarem corretamente.

No entanto, sódio já está presente em muitos alimentos que fazem parte da nossa alimentação diária, principalmente em produtos industrializados, como processados e embutidos. Portanto, adicionar mais sódio ao consumir água com sal pode facilmente levar a uma quantidade maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - que é em torno de 2300 mg de sódio, ou o equivalente a 5 gramas de sal por dia para pessoas saudáveis. Já nós brasileiros consumimos, em média, 9,34 gramas de sal por dia. Isso pode acarretar várias complicações para a saúde.

Leia+ O açúcar natural das frutas contribui para a obesidade?

Leia+ Terror nutricional! Entenda que é possível SIM ter doce na dieta.

O que você precisa saber sobre o consumo de sal

  1. Beber água com sal pode aumentar o risco de hipertensão
  2. Sal em excesso na dieta pode causar hipertensa e essa condição é um fator de risco para diferentes doenças crônicas como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, cegueira, demência e até mesmo amputações.
  3. Sal em excesso pode nos fazer comer mais alimentos calóricos.
  4. Um estudo buscou relacionar o impacto do consumo de sal sobre consumo de alimentos ricos em gordura. Os resultados mostraram que os participantes que consumiam maiores quantidades de sal, tinham menor percepção do teor de gordura dos alimentos facilitando o acúmulo de gordura.

Consumo de sal pode aumentar a retenção de líquidos?

Quando há sódio em excesso, o corpo precisa acumular água para balancear a grande quantidade de sódio presente nele, aumentando a sensação de inchaço. Com o tempo, o quadro pode se agravar, fazendo surgir o edema, que é o inchaço crônico nos dedos, nas mãos, nos pés ou nas pernas.

Benefícios não comprovados

Não foram encontrados estudos científicos comprovando a eficácia da água com sal no quesito desintoxicação do corpo. Na verdade, nosso próprio corpo já tem um sistema voltado para a eliminação de toxinas que envolve órgãos como fígado, rins, intestino e a pele. Então, já sabe: antes de sair por aí incorporando na sua rotina essas novidades nutricionais difundidas nas redes sociais, procure um profissional atualizado e ético para cuidar da sua saúde. E caso receba orientações duvidosas, busque sempre uma segunda e até uma terceira opinião.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Exposição gratuita leva 'criatura' feita com palitos a Niterói Anitta se revolta e desmascara fã que cobrava por fotos com ela <