Sextou!

Dia Internacional da Cerveja: aprenda a consumir sem sair da dieta

Dicas para você consumir a bebida mais amada do Brasil

O consumo da cerveja deve ser avaliado dentro do contexto nutricional
O consumo da cerveja deve ser avaliado dentro do contexto nutricional |  Foto: Divulgação
 

Você já ouviu por aí que bebida alcoólica e alimentação saudável não combinam? Isso não necessariamente é verdade! É perfeitamente possível incluir a cervejinha no planejamento sem jogar seu progresso por água a baixo.

As dietas estão cada vez mais personalizadas e inclusivas, isso porque nutrição baseada em ciência leva em conta todo o contexto alimentar e não apenas um único alimento isolado. Dessa forma, não é preciso excluir nenhum alimento específico, pois o que mais importa é a quantidade e a freqüência com que esse alimento é consumido.

É bem verdade que bebidas alcoólicas devem ser consumidas com muita moderação, não apenas pelas calorias, mas pelos efeitos nocivos que o álcool, mesmo que em pequenas quantidades, tem na nossa saúde.

Existe uma cerveja ideal pra quem está em dieta de emagrecimento?

As opções zero álcool são as melhores e mais leves por não conterem as calorias do álcool, que são vazias, sem benefícios nutricionais. Vale lembrar que 1g de álcool contém 7kcal.

Agora, caso a opção escolhida seja a versão com álcool, é melhor apostar nas cervejas puro malte, que costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso. Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.
 

Por isso, o ideal é sempre prestar atenção na tabela nutricional e conversar com o nutri. É no rótulo que você encontra as informações completas, incluindo seu índice calórico e teor alcoólico. 

Tabela de calorias das cervejas

Heineken: 1 lata (350 ml) = 149 kcal;

Heineken zero alcool: 1 lata (350 ml) = 69 kcal;

Skol: 1 lata (350 ml) = 148 kcal;

Brahma: 1 lata (350 ml) = 151 kcal;

Brahma zero álcool: 1 lata (350 ml) = 80 kcal;

Brahma Duplo Malte: 1 lata (350 ml) = 140 kcal;

Budweiser: 1 lata (355 ml) = 156 kcal;

Budweiser zero álcool: 1 lata (355 ml) = 69 kcal;

Corona: 1 lata (355 ml) = 149 kcal;

Corona zero álcool: 1 lata (330 ml) = 48 kcal;

Atenção! Não é apenas sobre calorias

É sempre bom salientar que o consumo da cerveja não é contraindicado única e somente por conta do seu índice calórico, pois o álcool é um ponto crucial desse debate. Além de ser uma substância considerada depressora por diminuir as atividades do sistema nervoso central, ele também debilita as funções motoras e cognitivas. Para muitas pessoas, seu consumo é viciante e pode se tornar compulsivo quando desregrado.

Quatro dicas de ouro do nutri para não errar quando for consumir cerveja

1 – Jamais beba de estômago vazio. Caso não deseje fazer uma refeição completa, uma excelente estratégia é fazer o que eu chamo de “pré-load de proteínas” que é consumir alguma fonte de proteína (whey protein, por exemplo). Isso porque as proteínas têm um papel fundamental na blindagem do intestino e diminuem a velocidade com que o álcool é absorvido.

2 - Beber água nos intervalos entre uma cerveja e outra auxilia na sobriedade, além de fazer bem para a hidratação e para a saúde do fígado.

3 – Cuidado com os petiscos! Calabresa acebolada, batata frita, amendoim... Opções como essas aumentam consideravelmente o consumo calórico e podem jogar fora toda a dedicação que você teve durante a semana. Opte por proteínas com baixo teor de gordura, preferencialmente grelhadas.

4 – Se beber, não dirija! Respeite sua vida e a do próximo.

Afinal, qual a melhor cerveja?

Buscar o equilíbrio é fundamental
Buscar o equilíbrio é fundamental |  Foto: Divulgação
 
A melhor cerveja é aquela que você escolhe não tomar quando percebe que já ultrapassando o limite. Isso vale para tudo, até mesmo para alimentos que não tem álcool" Paulo Peçanha, nutricionista
 

Você não precisa excluir nenhum alimento da sua alimentação, mesmo aqueles que não tenham tantas propriedades nutricionais a nível de nutrição celular.

Busque o equilíbrio com uma rotina de exercícios físicos e um cardápio alimentar saudável e flexível. Dessa forma, você aproveita sua vida, mantém sua saúde física e mental em dia sem deixar de aproveitar cada momento.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Caso Marielle: empresa de gatonet é alvo de buscas da PF Carro com a frase 'minha última quimio' emociona motoristas no Rio <