Alimentação

Natal sem culpa: como aproveitar a ceia sem contar calorias?

Dicas para você curtir com a família sem preocupações com o peso

A flexibilidade alimentar é fundamental para manter uma relação saudável com a comida
A flexibilidade alimentar é fundamental para manter uma relação saudável com a comida |  Foto: Divulgação

O Natal é uma época especial, repleta de amor, união e, é claro, uma deliciosa ceia que reúne a família em torno da mesa, onde a comida muitas vezes assume um papel central. A fartura da ceia de natal é um convite tentador, repleto de opções deliciosas que nos deixam com vontade de experimentar um pouco de tudo.

A ceia de natal vai além da comida, não é o momento de fazer dieta e contar calorias, mas é possível aproveitar esse momento de celebração sem abrir mão do equilíbrio. É importante compreender que se permitir desfrutar dos prazeres culinários é crucial para uma relação saudável com a alimentação.

Leia+ Masterchefs de Niterói, SG e Maricá inovam nas delicidas para ceia

Leia+ Top 10: mimos de Natal até R$ 50,00 no Mercado Municipal de Niterói

Durante a ceia, não se prenda a restrições. Permita-se desfrutar do jantar e até mesmo da sua sobremesa favorita sem culpa. Apreciar um pedaço de rabanada, por exemplo, é parte da experiência festiva.

A flexibilidade alimentar é fundamental para manter uma relação saudável com a comida. Entender que uma refeição festiva não define o progresso alimentar é libertador. Após a celebração, retome sua rotina habitual no dia seguinte sem sentimentos de culpa.

Ceia sem culpa

Aqui estão sete estratégias para aproveitar a ceia sem a necessidade de ficar contando calorias:

1. Conexão com a Comida

Em vez de focar apenas nas calorias, concentre-se na conexão com os alimentos. Saboreie cada garfada, apreciando os sabores e texturas dos pratos tradicionais de Natal. Permita-se desfrutar das delícias da época de forma consciente.

2. Equilíbrio no Prato

Ao montar seu prato, priorize uma variedade de alimentos coloridos e nutrientes, procurando manter a mesma proporção indicada para montar suas refeições do dia a dia:

  • Metade do prato com opções de vegetais variados.
  • Um quarto do prato com proteínas como peru, bacalhau, pernil, ou outra de sua preferência.
  • Um quarto do prato com carboidratos

3. Mindful Eating

Pratique a alimentação consciente, prestando atenção aos sinais de fome e saciedade do seu corpo. Mastigue devagar e aprecie cada mordida. Isso pode ajudar a evitar o exagero ao permitir que você reconheça melhor a saciedade.

4. Controle das Porções

Não é necessário contar cada caloria. Em vez disso, controle o tamanho das porções. Sirva-se com moderação no início da refeição e, se sentir necessidade, opte por pequenas reposições ao longo da ceia.

5. Priorize a Experiência

Foque na experiência e na conexão com familiares e amigos. O Natal é um momento de celebração e união. Desfrute das conversas, risadas e momentos especiais sem se fixar exclusivamente na comida.

6. Hidrate-se Adequadamente

Entre os brindes e os pratos saborosos, não se esqueça de manter-se hidratado. Beba água regularmente para auxiliar na digestão e ajudar a controlar a fome.

7. Equilíbrio é a Chave

Encontre o equilíbrio entre o prazer gastronômico e o cuidado com a saúde. Permita-se desfrutar dos pratos típicos de Natal sem culpa ou restrições extremas.

Aproveite a festa

Desfrute da companhia de seus familiares e pessoas queridas e não deixe que a preocupação exagerada com a comida seja um fator de estresse nesse dia.

Lembre-se também de que existirão outros momentos de celebração, tais como réveillon, aniversários, e outras datas comemorativas. Portanto, é importante criar a consciência de que não é preciso exagerar como se fosse a última celebração da sua vida.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Jovem é atropelado na saída de boate em Niterói 'Nunca desistam dos sonhos', diz Ludmilla em foto com Beyoncé <