Coluna

Positividade em foco! O poder das boas notícias na sua saúde

Ler boas notícias melhora sua saúde física e mental

Nasce a coluna Mais Leve com a missão de trazer muita informação pautada pela ciência, com abordagem positiva
Nasce a coluna Mais Leve com a missão de trazer muita informação pautada pela ciência, com abordagem positiva |  Foto: Divulgação
 

Uma coisa é inquestionável: vivemos a era da informação e somos bombardeados o tempo todo com os mais variados tipos de notícias vindas de todos os lugares: televisão, sites de notícias e redes sociais.

Embora nem sempre seja possível ignorar notícias ruins, é importante equilibrar a leitura com notícias que tragam conteúdos positivos. O que muitas pessoas já sentem, mas talvez ainda não saibam, é que o tipo de conteúdo que consumimos tem impacto direto na nossa saúde.

Ao praticarmos atividade física, abraçarmos alguém que amamos ou lermos boas notícias, nosso ambiente hormonal se altera, havendo um imediato aumento dos hormônios do bem-estar: dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Ao mesmo tempo, há redução de hormônios ligados ao stress e ansiedade, como o cortisol e adrenalina.

Hormônios da felicidade

Estudos mostram que quando lemos uma notícia com conteúdo positivo, nosso sistema nervoso libera os chamados hormônios da felicidade. Isso ocorre porque nos sentimos mais seguros e motivados a realizar boas ações, além de acreditar mais no futuro e no próximo.
 

Um estudo publicado pela Australian National University, demonstrou que a dopamina está diretamente ligada ao nosso sistema imunológico, sendo fundamental para o perfeito funcionamento do nosso organismo.

Quando um vírus ou bactéria ataca o organismo, nossas células do sistema imune (linfócitos B e T) atuam para desenvolver uma resposta capaz de nos livrar dos agentes patógenos. Esse processo é coordenado, mais precisamente, pela dopamina que entra em ação contribuindo para a produção de anticorpos.

Já quando consumimos notícias ruins em excesso, os níveis dos hormônios da felicidade diminuem e o cortisol e adrenalina se elevam, aumentando os batimentos cardíacos, dilatando nossas pupilas e deixando a musculatura mais tensa. Embora esses efeitos durem poucos segundos, há um estresse oxidativo que gera lesões nas nossas células, enfraquecendo nosso sistema imune e facilitando o desenvolvimento de doenças físicas e mentais.

Bem informado

É fundamental se manter bem informado, principalmente em tempos onde as fake news e golpes virtuais estão cada vez mais frequentes. Por isso, equilibrar o consumo de notícias, buscando fontes confiáveis e éticas é fundamental para não comprometer sua saúde.

A boa noticia do dia é que eu, Paulo Peçanha, Nutricionista especialista em emagrecimento e metabolismo, me junto ao incrível time de colunistas do portal de notícias Enfoco. Nasce a coluna Mais Leve com a missão de trazer muita informação pautada pela ciência, com uma abordagem positiva e, como o nome já diz, mais leve sobre assuntos que vão te ajudar a cuidar da sua saúde física e mental!

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Homem que ficou preso embaixo de caminhão diz que 'renasceu' Filho comenta como é gravar vídeo adulto de Andressa Urach <