Saúde

Terror nutricional! Entenda que é possível SIM ter doce na dieta

Influenciadora Maíra Cardi polemizou na web com receita de bolo

Influenciadora Maíra Cardi foi novamente acusada de terrorismo nutricional após divulgar receita de doce
Influenciadora Maíra Cardi foi novamente acusada de terrorismo nutricional após divulgar receita de doce |  Foto: Divulgação/ rede social

O mundo da nutrição parece não ter um dia de paz. Isso porque, diariamente, surgem diversas dietas restritivas que prometem resultados milagrosos. Ou então influenciadores com milhares e até mesmo milhões de seguidores, fazem afirmações absurdas sobre alimentação e, sem qualquer comprovação científica, causam terrorismo nutricional.

Maíra Card, influenciadora digital com 8,8M de seguidores, ganhou fama ao participar do BBB9 em 2009. Mas não é por esse feito que ela está frequentemente entre os assuntos mais comentados na internet nos dias atuais.

Hoje, a empresária do ramo fitness, sem formação em nutrição reconhecida em território nacional, se tornou alvo de críticas após associar — sem qualquer embasamento científico — a receita de um bolo à doenças graves como como Alzheimer, infarto, inflamação no intestino, insuficiência hepática, osteoporose, entre outras.

Leia+ O açúcar natural das frutas contribui para a obesidade?

Leia+ Ozempic natural e barato? O poder da Berberina no emagrecimento

O que é terrorismo nutricional?

O termo "terrorismo nutricional" refere-se à prática de utilizar informações distorcidas, exageradas ou enganosas sobre alimentação e nutrição com o objetivo de influenciar comportamentos alimentares e promover produtos ou ideologias específicas.

Essa tática explora a preocupação crescente das pessoas com sua saúde e dieta, manipulando dados científicos e causando confusão sobre o que é realmente saudável. Ao apresentar informações incompletas ou descontextualizadas, o terrorismo nutricional prejudica a capacidade das pessoas de tomar decisões informadas e racionais sobre sua alimentação, podendo levar a escolhas inadequadas e até prejudiciais para a saúde.

As tentativas de aderir a padrões de alimentação inatingíveis promovidos pelo terrorismo nutricional podem resultar em ansiedade, baixa autoestima e obsessões em torno da alimentação.

Em entrevista, a psicóloga Joseane Peçanha explica as conseqüências do terrorismo nutricional:

“As consequências psicológicas do terrorismo nutricional são profundas, muitas vezes desencadeando distúrbios alimentares e problemas de saúde mental. A constante exposição a mensagens contraditórias e alarmantes sobre comida e corpo pode levar a uma relação disfuncional com a comida, como transtornos alimentares como anorexia, bulimia e transtorno da compulsão alimentar" Joseane Peçanha, psicóloga

Ainda sobre os efeitos psicológicos adversos, a psicóloga afirma que não apenas prejudicam a saúde mental dos indivíduos, mas também contribuem para um ciclo prejudicial de dietas extremas e restrições que têm impactos negativos duradouros na saúde física e emocional.

"Portanto, é fundamental promover a educação alimentar baseada em evidências e a conscientização sobre as táticas de manipulação utilizadas pelo terrorismo nutricional, a fim de proteger tanto a saúde física quanto mental das pessoas", completa a psicóloga.

Veja abaixo a receita do bolo que a influenciadora relacionou ao surgimento de doenças e aprenda a encaixá-la em uma dieta saudável:

Ingredientes

1 caixa de leite condensado

3 unidades de ovos de galinha

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de óleo

1 xícara de leite

2 xícaras de farinha de trigo

½ xícara de chocolate 50% cacau

1 colher de sopa rasa de fermento

Modo de preparo:

1 - Untar uma assadeira e despejar o leite condensado.

2 - Misturar todos os demais ingredientes até formar uma mistura homogênea.

3 – Despejar a mistura sobre o leite condensado e levar ao forno pré aquecido

4 – Assar em fogo médio (180º) por 45 minutos

Rendimento

16 fatias médias de 60g.

Valor Calórico por fatia: 235kcal

Afinal, é possível comer o bolo sem sair da dieta?

Sim! Eu preparei um exemplo de cardápio baseado em ciência, sem terrorismo nutricional, de apenas 1.700kcal com pão e uma fatia do bolo.

Lembre-se: o nutricionista é o único profissional habilitado por lei para prescrição de dieta!

Atenção: esse cardápio é apenas um exemplo de que a alimentação deve ser saudável e gostosa, livre de terrorismo nutricional. As necessidades nutricionais são individuais, portanto, não siga nenhum plano alimentar que não tenha sido elaborado exclusivamente por você!

CARDAPIO 1700 kcal

Café da manhã (362 kcal): 1 un. Pão francês + 1 ovo de galinha + Requeijão light (20g) + Café sem açúcar + Mamão (200g) + Chia (1 colher de sopa rasa)

Almoço (465 kcal): Salada de cenoura ralada, beterraba ralada, abobrinha, alface e tomate (à vontade) + 2 colheres rasas de arroz (60g) + 1 concha rasa de feijão (60g) + Carne bovina magra moída (150g)

Primeiro Lanche da tarde (235 kal): 1 Fatia de bolo da receita acima (60g) + Café

Segundo Lanche da tarde (222 kcal): Iogurte natural (1 pote / 170g) + Whey protein (1 scoop / 15g) + Uva (100g)

Jantar (412 kcal): Salada de cenoura ralada, beterraba ralada, abobrinha, alface e tomate (à vontade) + Batata inglesa cozida (180g) + Filé de frango grelhado (150g).

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Boletim escolar de MC Melody surpreende fãs na internet Acidente entre carro e moto dá nó no trânsito de Niterói <