Colunas
Sustentável, consciente e... Alegre!!
Com o objetivo de transformar o mundo em um lugar melhor e mais colorido através da moda, onde os trabalhadores sejam valorizados e as pessoas possam se vestir de maneira mais alegre, justa e sustentável, a estilista Débora Schmidt, criou a Lusco Fusco Eco Fashion, que utiliza como matéria-prima retalhos de tecido que sobram nas confecções - e que seriam descartados - e trabalhando com mão-de-obra local de forma digna e valorizada, cria roupas com conceito slow fashion, design autoral e responsáveis.
Com ateliê em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, as peças como blusas, saias e vestidos, possuem grande impacto positivo, pois, geram menos resíduos, menos poluição ao ambiente com corantes e similares, otimizam o uso de água e energia, valorizam o capital humano local e geram trabalho e renda para a comunidade, além de apoiar o artesanato tradicional e incentivar iniciativas sustentáveis.
"Resultado do trabalho feito com consciência, surgem roupas com design exclusivo, cortadas e montadas individualmente, que são responsáveis, autorais, únicas e especiais – a cara da mudança que queremos ver!", explica Débora.
A moda pode ser sustentável sim e como exemplo disso, temos diversos ateliês e marcas maiores trabalhando em cima desse conceito. Basta começar!!
Faz parte de algum projeto sustentável? Conhece alguém que faça? Escreva para nós: [email protected]
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!