Colunas
Tragam de volta o Coliseu!
No último dia 30 de maio, já próximo à meia-noite, mesmo com a decisão judicial da suprema corte afirmando que a Vaquejada é crueldade, foi aprovada a PEC que permite os maus-tratos aos animais com o seguinte texto: "não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro".
É certo que vivemos um dos momentos mais terríveis da nossa jovem democracia. O Governo e o Congresso continuam desmontando tudo que milhões de pessoas levaram anos para construir. Em Brasília qualquer questão se transformou, definitivamente em moeda de troca. Tudo em prol de um fortalecimento do famigerado MERCADO. Tudo para perseguir uma economia forte para uma minoria que não reconhece pobre como brasileiro, em detrimento dos nossos direitos e às custas das nossas lutas. A cada dia, em cada voto, parlamentares defendem, exclusivamente, seus financiadores abdicando do interesse coletivo.
Depois de 10 anos de vida pública digo que a única "manifestação cultural" integrante do nosso patrimônio é a corrupção. Arraigada no dia-a-dia dos brasileiros, sejam políticos ou não. Aliás, o Congresso é o retrato da natureza humana.
E não vão jogar fora apenas a proteção aos animais da constituição, diminuir as unidades de conservação, retirar investimentos do serviço público, autorizar o perdão das maiores dívidas das gigantescas corporações. Vem por aí a reforma previdenciária, a flexibilização do licenciamento ambiental, do desarmamento, acompanhadas da permissão do caixa 2 com perdão para todos os que o fizeram e uma reforma política que certamente não interessa ao Estado Democrático de Direito.
E você, se ainda está preso ao clássico coxinha vs mortadela, realmente não entendeu nada. Nesse Coliseu o inimigo é outro. Resta saber quem quer lutar.
Envie a sua sugestão para: [email protected]
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!