Colunas

Visagismo

Hey folks!!!  Bom estar aqui pra compartilhar um pouco com vocês sobre a moda e a verdadeira beleza!

Pra início de conversa gostaria de deixar claro que a moda segundo o dicionário:  “ o modo segundo o qual cada um faz as coisas”. Portanto Visagismo não é o sinônimo de moda fashion como muitos pensam.

O visagismo, utilizando as habilidades de nós, profissionais da beleza, procura criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética)

No final do século XIX, o arquiteto Louis Sullivan estabeleceu um conceito que mudou radicalmente a arquitetura e todas as outras artes aplicadas. Esse conceito é resumido na sua célebre frase "a forma sempre segue a função." Louis Sullivan

Essa frase significa que é preciso pensar para que ou quem a imagem serve, antes de se pensar no que será bonito ou esteticamente agradável. Há casas muita bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos, mas nada funcionais. Há xícaras belas, mas difíceis de segurar. E vemos cortes e penteados belíssimos, que, mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem juiza pode ficar linda com uma franjinha reta, mas não despertará muita autoridade em sua competência.

Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela (de modo algum).

No entanto, o ensino do visagismo tem se restringido à identificação dos formatos do rosto e dos tons de pele. A linguagem visual e a análise da personalidade são abordadas de maneira intuitiva e, infelizmente, há uma tendência de padronizar as soluções. Tive acesso a algumas apostilas e videos institucionais de cursos de visagismo que estabelecem regras, quando investigam as soluções. (Por exemplo, sentenciam: num rosto retangular ou quadrado, nunca se deve usar linhas verticais ou horizontais.) Isso revela que continuam abordando a construção da imagem pessoal exclusivamente pela estética (a forma), sem a análise da função.
Quanto a essa regra, vale dizer que, embora linhas verticais e horizontais endureçam rostos retangulares e quadrados, há ocasiões quando isso é desejável, como nas Forças Armadas.

Contudo, entendo que somos livres pra estilizar nosso perfil, nossos cabelos, nossas roupas, e nos maquiarmos do jeito que quizermos, porem é valido se assegurar em alguns principios visuais
Ha centenas de anos atras a moda era regida pela individualidade.  As culturas africanas e muitas indígenas sempre aplicavam esse conceito; a imagem de um indivíduo é criada de acordo com seu guia, um orixá, no caso dos africanos, ou um animal, no caso dos índios americanos.  No entanto, nas culturas ocidentais e orientais atuais, a estilização da imagem é uniformizada e seguida por padrões estabelecidos por uma elite  (    È Triste :’(   )
Minha dica é : Don’t be shy! Reconheca quem você é, quais são seus valores, e que mensagem você gostaria de transmitir. Afinal, tem coisas que as palavras não suportam.  

Dicas de visagismo:

  • Linhas verticais transmitem estrutura e horizontais mostram estabilidade;
  • Franjas mostram uma mulher convencional, já cabelos repicados ou desfiados dão a impressão de introversão. Uma mulher extrovertida deve procurar linhas voltadas para fora;
  • As curvas nos cabelos demonstram romantismo e sensualidade;

< Programa do Sebrae combate a burocracia no serviço público Estatais apresentam redução no número de empregados no terceiro semestre <