452 anos
Por que Niterói é conhecida como ‘Cidade Sorriso’ ?
A origem do apelido do município fluminense

Você provavelmente já ouviu a expressão 'Cidade Sorriso', ao se referir a Niterói, município da Região Metropolitana do Rio. Em filmes, como o clássico "Minha Mãe é uma Peça", ou no dia a dia, o carinhoso apelido atravessa gerações. Mas será que os próprios niteroienses sabem os motivos por trás do apelido?
De acordo com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e membro do Instituto Histórico de Niterói, Rui Aniceto, a cidade já recebeu diversas denominações ao longo do tempo, como Aldeia de Arariboia, Vila Real da Praia Grande, Imperial Cidade de Niterói, Niterói Cidade Múltipla e, por fim, a mais conhecida: Cidade Sorriso.
Mas a expressão 'Cidade Sorriso' se deve ao poeta Luiz Gomes Filho, escritor e teatrólogo niteroiense que iniciou sua carreira literária na década de 1920 e teve uma longa trajetória até os anos 1970 na cidade.
Ele cria essa expressão, que se populariza pelo tom acolhedor e pelo jeito do niteroiense de receber seus visitantes e conviver sempre com um sorriso
Segundo Aniceto, o apelido se consolidou nos anos 80, quando o historiador Carlos Wehrs publicou Niterói, Cidade Sorriso – A História de um Lugar, obra em que resgata a memória da cidade, que já foi, inclusive, capital da antiga Província do Rio de Janeiro e, posteriormente, do antigo Estado do Rio.
O historiador Renan Harter confirma que as primeiras interpretações populares associam o apelido ao jeito acolhedor dos moradores, conhecidos pela cordialidade e pela facilidade de ‘abrir um sorriso'.
Segundo o especialista, a música também foi fundamental para a popularização do termo. "O Hino de Niterói apresenta a cidade como 'sorriso' e 'encantada', e sambas-enredo de escolas locais passaram a repetir o tema com entusiasmo", esclarece.
E aí, você sabia dessa? Neste sábado (22), Niterói completa 452 anos. São muitas histórias, lembranças e motivos para continuar sorrindo.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

