Destaque

Tráfico proíbe motos barulhentas em comunidades de Niterói e SG

Imagem ilustrativa da imagem Tráfico proíbe motos barulhentas em comunidades de Niterói e SG
Determinação também tem aplicação de 'castigos' para quem desobedecer as ordens. Foto: Marcelo Tavares

Traficantes ligados ao Comando Vermelho (CV) proibiram a circulação de motos com os chamados escapamentos abertos em diversas comunidades sob o domínio da facção em São Gonçalo e Niterói. Há relatos também sobre a regra em comunidades do Rio e na Reta Velha, em Itaboraí.

As ordens foram dadas há cerca de um mês através de cartazes produzidos e divulgados em grupos de whatsapp. As restrições acontecem para motos com barulhos excessivos e também para a retirada da obrigatoriedade do uso de capacetes nas regiões. As comunidades do Complexo do Jardim Catarina, Santa Luzia, Salgueiro, Brejal, Morrão, em São Gonçalo, foram algumas que tiveram as ordens dadas pelos criminosos. Em Niterói, as restrições acontecem no Preventório e Cavalão, além da Reta Velha, em Itaboraí.

De acordo com o comunicado divulgado, quem desobedecer a ordem imposta pelos criminosos perderá a moto e ainda terá que ficar ouvindo o barulho por três minutos como 'pena'.

Segundo informações, a proibição teria partido da cúpula da facção após o familiar de um dos chefões do tráfico falecer em uma comunidade por conta do barulho do cano de descarga de um mototaxista. 

“Não pode ficar mais fazendo o barulho com o cano das motos. Se pegar a pessoa fazendo isso vai colocar o ouvido dela perto do cano e fazer o barulho por um bom tempo para ela ver o quanto esse barulho é chato. Ninguém é obrigado a ficar ouvindo esse barulho. Tem hora que incomoda muito”, contou uma fonte ligada ao tráfico.  

Procurada, a Polícia Militar informou que a corporação emprega rondas e outras ações ostensivas em todo estado do Rio e que o policiamento ocorre de forma dinâmica visando prevenir e coibir práticas criminosas. O emprego destes efetivos é baseado na análise das manchas criminais, denúncias e dados do Setor de Inteligência.

A PM informou ainda que, este tipo de prática demanda trabalho de investigação, que está a cargo da Polícia Civil. Sempre que acionados, os batalhões atuam prendendo os criminosos em flagrante quando constatados os crimes. É importante que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia ( telefone 2253-1177) ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada. A Polícia Civil também foi questionada sobre o ocorrido, mas ainda não enviou respostas.

Capacete

O capacete é o único item que o motociclista precisa para garantir que o passeio de moto não termine em infração de trânsito.  De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor e passageiro devem utilizar o capacete e seguir algumas regras, como usar um equipamento certificado pelo INMETRO, que seja do tamanho correto e que esteja afivelado corretamente abaixo da mandíbula. Nada de usar óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) para substituir os óculos de proteção. 

Niterói

Na cidade de Niterói foi sancionada a Lei que proíbe a emissão de ruídos de escapamento de motocicletas e automotores de foram geral. A multa para quem não obedecer a regra é de R$ 502,55. Os ruídos são considerados poluição sonora.

< Primeiro caso de infecção por Flurona é identificado em Israel Premiada, Juliette alfineta categoria que venceu no 'Melhores do Ano' <