Saúde
Anitta recebe diagnóstico de 'doença do beijo'; entenda
Cantora desabafou durante o lançamento do documentário 'Eu'
Anitta revelou que recebeu o diagnóstico de 'doença do beijo' há alguns meses. A cantora expôs o fato durante o lançamento do documentário 'Eu', onde ela desabafa sobre o seu diagnóstico de esclerose múltipla, que ela afirma ter sido causada pelo vírus.
Segundo a famosa, receber o diagnóstico foi um dos momentos mais difíceis da sua vida, e que sua amizade com a atriz Ludmilla Dayer, produtora do documentário, foi de suma importância para conseguir se tratar no começo.
A doença do beijo, causada pelo vírus Epstein-Barr, é transmitida pela saliva. Mas não se engane, não é transmitida somente pelo beijo, como também por compartilhamento de escova de dentes, copos ou talheres.
De acordo com o Ministério da Saúde, a 'doença do beijo' é muito comum de atingir pessoas entre 15 e 25 anos, principalmente durante o carnaval. O quadro é pior em adultos, quando os sintomas se tornam mais fortes. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), quando sarados da infecção, o vírus fica inativo no corpo.
De acordo com o Ministério, esses são os sintomas:
- febre alta;
- dor ao engolir;
- tosse;
- dor nas articulações;
- inchaço no pescoço;
- irritação na pele;
- amigdalite;
- fadiga;
- Inchaço do fígado.
Tratamento
A maioria que recebe o diagnóstico consegue se curar em algumas semanas. Contudo, uma pequena proporção pode levar meses para conseguir se recuperar, ficando com estado de fadiga prolongado. Não existe tratamento, mas o aconselhado é fazer uso de corticoides em casos mais graves.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!