Babado
Após ano polêmico, Prêmio Multishow se reconstrói, mas não agrada
Evento é criticado por falta de indicações de grandes artistas
Após um ano conturbado e cheio de críticas ao Prêmio Multishow 2021, o canal pago está tentando fazer diferente na edição de 2022, mas continua desagradando parte dos artistas. A 29ª edição da premiação acontecerá no dia 18 de outubro, no Rio. Quem comandará o evento são os artistas Gloria Groove, Linn da Quebrada e Marcos Mion.
No ano passado, a cantora Ludmilla desistiu de se apresentar no evento depois de entender que as indicações eram injustas e sem diversidade. Mas a verdade é que nomes poucos conhecidos e com poucos trabalhos que impactassem viraram uma pedra no sapato de alguns artistas.
Foi aí então que surgiu um formato para construir as indicações e reformular o trabalho no evento. Um exemplo forte nesta edição são os indicados a 'Melhor Clipe', que em algum momento viralizaram na internet, como Anitta, com o clipe 'Envolver'.
Em compensação, em participação no podcast 'Quem Pode, Pod', a cantora Duda Beat reclamou sobre a falta de diversidade este ano, salientando como isso não é um problema somente da premiação.
"Preconceito existe em todos os lugares. Eu, como artista nordestina, por exemplo, tocar nas rádios aqui é quase impossível. É um trabalho que eu faço há quatro anos, que eu tento e é bem difícil. Bem difícil mesmo...Senti um pouco o que aconteceu no ano passado com as premiações. Principalmente com o meu clipe de 'Nem um pouquinho'. Foi um clipe que não estava ali e merecia estar, porque é um clipe muito bom...Se é uma premiação de música brasileira, tem que estar a música brasileira ali dentro!".
Outro artista que vem ganhando notoriedade internacional, e reclamou sobre a falta de reconhecimento do seu trabalho foi Pedro Sampaio, indicado em apenas uma categoria, o 'Hit do Ano'. O artista alega que seus números são enormes, e que por esse motivo deveria ter outras indicações.
"Fomos indicados a uma categoria no Prêmio Multishow. Não tem a ver com quantidade de indicações e sim com o reflexo do meu ano (até agora o melhor da minha carreira). Não sou o artista perfeito, mas meus resultados mostram um cenário diferente diante das indicações do prêmio. Meu álbum é um dos 3 mais ouvidos do ano e o 5° álbum pop brasileiro com mais streams na história com +700 milhões...As músicas alcançaram lugares surpreendentes. Nada disso foi suficiente para estar entre as principais categorias do Prêmio. Chega a ser frustrante"
Já no caso do cantor Zé Felipe, a esposa do artista, Virgínia Fonseca, tomou a frente e usou as redes sociais para salientar que sentiu falta de ao menos uma indicação do marido, pois neste ano não recebeu nenhuma indicação.
"Multishow, senti falta do Zé Felipe em pelo menos uma categoria...Mas enfim, vamos esperar ano que vem, às vezes ele possa ser indicado"
Mas como não adianta chorar pelo leite derramado, vamos falar sobre os indicados deste ano. Lembrando que quem vai ficar responsável pela cobertura dos bastidores é a influenciadora Pequena Lô.
Indicações
Música do Ano
- Acorda Pedrinho — Jovem Dionísio
- Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) — L7nnon, Os Hawaianos e DJ Bel da CDD
- Envolver — Anitta
- Fé — IZA
- Maldivas – Ludmilla
- Malvadão 3 — Xamã, Gustah e Neo Beats
- Vampiro — Matuê, WIU e Teto
- Vermelho — Gloria Groove
Grupo do Ano
- Jovem Dionísio
- Afrocidade
- Bala Desejo
- Black Pantera
- Gilsons
- Grupo Menos é Mais
- Lagum
- Raça Negra
Dupla do Ano
- Anavitória
- Diego & Victor Hugo
- Henrique & Juliano
- Jorge & Mateus
- Maiara & Maraisa
- Matheus & Kauan
- Tasha & Tracie
- YOÙN
Álbum do Ano
- Lady Leste — Gloria Groove
- LUME — Filipe Ret
- Numanice #2 — Ludmilla
- Pirata — Jão
- Pra Gente Acordar — Gilsons
- QVVJFA? — Baco Exu do Blues
- Sobre Viver — Criolo
- Versions of Me — Anitta
Revelação do Ano
- Ana Castela
- Bala Desejo
- Jovem Dionísio
- Mari Fernandes
- Nattanzinho
- Rachel Reis
- Tasha & Tracie
- Urias
Artista do Ano
- Anitta
- Gloria Groove
- Gusttavo Lima
- Jão
- João Gomes
- L7nnon
- Ludmilla
- Luísa Sonza
Voz do Ano
- Anitta
- Gloria Groove
- IZA
- Jão
- Liniker
- Ludmilla
- Luísa Sonza
- Marisa Monte
Show do Ano
- Alexandre Pires e Seu Jorge
- Caetano Veloso
- Djonga
- Emicida
- Jão
- Ludmilla
- Marisa Monte
- Thiaguinho
Hit do Ano
- Acorda Pedrinho — Jovem Dionísio
- Dançarina — Pedro Sampaio e MC Pedrinho
- Desenrola Bate Joga de Ladin (Part. DJ Biel do Furduncinho) — L7nnon, Os Hawaianos e DJ
- Envolver — Anitta
- Idiota — Jão
- Maldivas — Ludmilla
- Malvadão 3 — Xamã, Gustah e Neo Beats
- Vermelho — Gloria Groove
Clipe TVZ do Ano
- A Queda — Gloria Groove
- Acorda Pedrinho — Jovem Dionísio
- Boys Don’t Cry — Anitta
- Cachorrinhas — Luísa Sonza
- Envolver — Anitta
- Fé — IZA
- Idiota — Jão
- Vermelho — Gloria Groove
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!