Exclusivo
Ator global estreia peça em Niterói e abre o coração para o ENFOCO
Jayme Periard encena monólogo a partir desta sexta no Municipal
Intérprete do empresário Ramon Monteiro, na novela "Família é Tudo", da TV Globo, o veterano Jayme Periard, comentou em entrevista exclusiva ao ENFOCO sobre o atual cenário da televisão brasileira e a importância da arte na sociedade.
Natural de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o ator estará em cartaz no Theatro Municipal da cidade neste fim de semana (19, 20 e 21) com o espetáculo "A Quebra".
Periard abordou a recente inclusão de figuras mais jovens, como influenciadores digitais, em papéis de destaque em novelas e filmes brasileiros, muitos deles sem formação artística formal.
O problema não está nesta juventude ou nos influenciadores. Até porque eles são convidados.
"Costumam dizer que o cenário está empobrecendo, e eu posso até concordar. Mas o problema não está nesta juventude ou nos influenciadores, até porque eles são convidados. O elenco de 'Família é Tudo', por exemplo, é composto principalmente por jovens extremamente talentosos. Só não podemos esquecer que arte é coisa séria e tem o poder de salvar vidas", afirmou.
Com uma trajetória marcada por papéis de destaque em novelas e minisséries entre as décadas de 1980 e 1990, como "A Gata Comeu" (Globo, 1985) e "Dona Beija" (Manchete, 1986), Periard comentou o privilégio de continuar trabalhando após quatro décadas.
Sempre que me perguntam sobre 'minha época', respondo que minha época é agora
"Sempre que me perguntam sobre 'minha época', respondo que minha época é agora. Claro que sou privilegiado por ter exercido minha profissão intensamente por 40 anos. Vivenciei a era áurea da televisão e do teatro brasileiros, mas ainda hoje mantenho minha essência como ator e artista", enfatizou.
Espetáculo comemora 40 anos de carreira
Jayme Periard também compartilhou detalhes sobre sua nova peça, o monólogo "A Quebra", em cartaz nesta sexta (19), sábado (20) e domingo (21) no Theatro Municipal de Niterói, no Centro da cidade. O espetáculo acontece em comemoração aos seus 40 anos de carreira.
Com dramaturgia de Regina Antonini, a peça aborda os casos de abuso sexual contra menores na Igreja Católica. Periard interpreta os quatro personagens do espetáculo: o cardeal, o jornalista, o padre e a vítima, revelando sacerdotes abusadores e o silêncio sobre esses crimes no Brasil.
Na entrevista, o ator explicou a escolha deste tema delicado e como pretende abordá-lo na peça.
Nosso objetivo é retratar a temática de forma humanizada e trazer à luz esta questão tão séria no Brasil
"Estava buscando um texto para celebrar meus 40 anos de carreira quando me deparei com o tema dos abusos sexuais na Igreja Católica. Decidi retratar este assunto e convidei Antonini para escrever o texto. Nosso objetivo é retratar a temática de forma humanizada e trazer à luz esta questão tão séria no Brasil", destacou.
Natural de Niterói
O artista também falou sobre o retorno à sua cidade natal para celebrar quatro décadas de carreira.
"Nasci em Niterói, embora tenha passado muitos anos em Nova Friburgo. Tenho um carinho especial pela cidade, principalmente pelo bairro de São Francisco, onde cresci. É um grande privilégio retornar e me apresentar pela primeira vez no Theatro Municipal. Tenho certeza de que serão noites especiais", concluiu.
Serviço
''A Quebra'', nos dias 19, 20 e 21 de abril
Theatro Municipal de Niterói - Rua Quinze de Novembro 35, Centro
Sexta-feira (19), às 20h. Sábado (20), às 19h. E domingo (21), às 18h
Entrada: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!