Apelo
Anitta cobra Lula por indicação feminina ao Supremo
Cantora afirmou que existem mulheres qualificadas para a vaga

A cantora Anitta usou as redes sociais nesta terça-feira (14) para pedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. O cargo será o terceiro a ser preenchido por Lula desde o início do atual mandato.
“Um dos ministros do STF se aposentou. O presidente Lula terá que indicar um novo nome. Gostaria de tornar público um pedido para que seja uma mulher”, escreveu Anitta em seu perfil no Instagram. A artista afirmou ainda ter “certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo” e lembrou que o Brasil tem maioria feminina na população.
Desde sua criação, há 134 anos, o Supremo teve 172 ministros, mas apenas três mulheres integraram a Corte, Ellen Gracie, nomeada por Fernando Henrique Cardoso em 2000; Cármen Lúcia, indicada por Lula em 2006; e Rosa Weber, escolhida por Dilma Rousseff em 2011. Se o presidente optar novamente por um homem, o tribunal voltará a ter dez ministros e apenas uma mulher.

Nos bastidores, porém, os nomes mais cotados para a vaga deixada por Barroso são masculinos. Entre os favoritos estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, considerado o mais próximo de Lula; o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, que tem apoio político no Congresso; e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado.

Barroso formalizou o pedido de aposentadoria na segunda-feira (13), e a saída está prevista para o próximo sábado (18). De acordo com interlocutores do Planalto, o presidente deve manter o critério de confiança pessoal que marcou as nomeações anteriores, de Flávio Dino e Cristiano Zanin.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!