Lembrança
Antonio Fagundes comemora reprise de 'Terra Nostra'
Novela tem estreia marcada início de setembro

Antonio Fagundes terá um retorno especial à tela da Globo: a partir de 1º de setembro, o ator de 76 anos poderá ser visto em dose dupla. Além de continuar no ar como Otávio em "A Viagem", atualmente no "Vale a Pena Ver de Novo", ele também estará em "Terra Nostra", que substituirá "História de Amor" na faixa Edição Especial.
Para o ator, essa coincidência é motivo de alegria. “Talvez o trabalho do ator seja um dos poucos que permitem essa alegria de transitar por universos tão diferentes, de uma obra para outra, o que é extremamente estimulante para nós, e acredito que também para quem gosta de acompanhar novelas”, afirma Fagundes.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Terra Nostra mergulha na saga da imigração italiana ao Brasil no final do século XIX, mostrando a vida rural e os desafios enfrentados pelos imigrantes.
Antonio interpreta Gumercindo, dono de uma grande fazenda de café em decadência que precisa contratar trabalhadores recém-chegados para manter a produção. Acostumado a não ser contrariado, ele enfrenta dificuldades com os imigrantes, que lutam por direitos e dignidade. Aos poucos, o coronel passa a reconhecer as qualidades do povo que chega à sua propriedade.
Casado com Maria do Socorro (Débora Duarte), Gumercindo é pai de Rosana (Carolina Kasting) e Angélica (Paloma Duarte), que sofrem com o autoritarismo do pai e o tratamento frio dispensado à mãe.
“Repeti a parceria com a querida Débora Duarte, com quem já havia feito par romântico em 'Corpo a Corpo'. Foi muito bom reencontrá-la. Também tínhamos o querido Raul Cortez, Maria Fernanda Cândido, Ângela Vieira... Foi um enorme prazer”, lembra Fagundes sobre o elenco.
O ator destaca que, com as reprises, o público consegue perceber melhor as diferenças entre seus personagens.
“Sem as reprises, o público talvez tivesse um pouco menos de percepção das diferenças entre os trabalhos de um ator, pelo fato das novelas serem mais longas e espaçadas. Com as reexibições, surgem oportunidades como essa: assistir, ao mesmo tempo, a dois personagens com características tão contrastantes”, conta.
Para Fagundes, "Terra Nostra" também representou um mergulho na cultura italiana e um desafio artístico significativo. Ele recorda que sua pesquisa sobre o período e experiências anteriores em peças e filmes sobre imigração ajudaram na construção de Gumercindo.
“Desde a década de 70, eu já pesquisava sobre esse período histórico, seu impacto no Brasil e algumas das questões abordadas pela novela. Esse contato anterior com o tema naturalmente contribuiu para a construção do personagem”, conta o ator.
A Viagem
Falando sobre a experiência de aparecer em duas reprises simultaneamente, Fagundes observa que revisitar "A Viagem" é tão especial quanto "Terra Nostra".
“Com as reexibições, surgem oportunidades como essa: assistir, ao mesmo tempo, a dois personagens com características tão contrastantes. Sem as reprises, o público talvez tivesse um pouco menos de percepção das diferenças entre os trabalhos de um ator”, explica.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!