Logo Enfoco


    Perigo

    Ex-atriz mirim denuncia fake news sobre sua morte nas redes

    Cecília Dassi alertou sobre vídeos enganosos no Youtube

    Publicado 26/04/2025 às 9:18 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Cecília chamou atenção de seus seguidores através do stories
    Cecília chamou atenção de seus seguidores através do stories |  Foto: Reprodução - Redes sociais

    A ex-atriz mirim da Globo, Cecília Dassi, atualmente psicóloga, usou suas redes sociais nesta sexta-feira (25) para alertar sobre a circulação de vídeos no YouTube que, de forma enganosa, afirmam que ela teria morrido. A prática, que já havia ocorrido anteriormente, ganhou maior repercussão desta vez ao ultrapassar 14 mil visualizações em poucas horas.

    Os vídeos foram publicados no Youtube, sugerindo a falsa morte da ex-atriz, que seria por suicídio. Ela pediu que os seguidores denunciem o conteúdo e criticou a falta de ação da plataforma.

    ''De ontem pra hoje recebi mensagens de 3 pessoas falando que viram esse video. Já várias vezes fizeram conteúdos desse tipo comigo mas esse parece ter tido mais alcance, mais de 14k visualizações. Enfim, se você viu o vídeo e veio ver se tá tudo bem comigo, tá sim. Se puder peço que por favor volte lá e denuncie'', escreveu a atriz, em um print de um dos vídeos.  

    • Stories foram publicados em seu perfil no Instagram, onde aparece como @cecilia.dassi
      Stories foram publicados em seu perfil no Instagram, onde aparece como @cecilia.dassi | Foto: Reprodução - Redes sociais
    • Atriz pediu um posicionamento do Youtube
      Atriz pediu um posicionamento do Youtube | Foto: Reprodução - Redes sociais
    • Ex-atriz mirim denuncia fake news sobre sua morte nas redes
      | Foto: Reprodução - Redes sociais
    • Cecília como Sandrinha em Por Amor, novela exibida na TV Globo em 1997
      Cecília como Sandrinha em Por Amor, novela exibida na TV Globo em 1997 | Foto: Reprodução

    Segundo a artista, diversos canais utilizam uma estratégia para gerar cliques: misturam notícias trágicas de outras pessoas com imagens suas, dando a entender que ela seria a vítima. 

    ''São vários canais diferentes mas a forma de fazer é a mesma: "misturam" dois assuntos (fazem um vídeo com uma parte falando de mim e uma parte falando de alguém que morreu/está em situação de rua/virou gari) e no título e na thumb dão a entender que são um só. Só pra quem vê o vídeo fica claro que não tem nada a ver uma coisa com a outra. É o modus operandi de canais caça click, já que o YouTube paga por visualização'', explicou. 

    Cecília ainda destacou que, embora os vídeos misturem diferentes histórias, os títulos e as imagens de capa induzem o público ao erro.

    ''Já denunciei todos, nunca adiantou nada. Provavelmente eles se defendem dizendo que não há mentiras no vídeo. O Youtube Brasil precisa fazer algo sobre isso, obviamente não acontece só comigo. Quantas pessoas nem clicam e saem acreditando no que viram na thumb e no título?'', questionou. 

    Ex-atriz mirim 

    A trajetória da artista inclui papéis marcantes em novelas como Por Amor, Alma Gêmea e O Beijo do Vampiro. Em 2012, Cecília anunciou a decisão de deixar a carreira de atriz para se dedicar à psicologia.

    No entanto, ela aproveitou sua experiência nas telas para ajudar atores mirins. Na psicologia, sua área de foco é o  atendimento a atores mirins, ajudando-os a lidar com a fama e o desenvolvimento emocional de maneira saudável. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Quiosques do Rio são autuados antes de show de Lady Gaga

    Próximo artigo
    >

    Acidente com moto deixa uma pessoa morta na Avenida Brasil

    Relacionados em Celebridades