Sem registro
UFRJ desmente Gracyanne: ‘Não foi aluna de Direito por aqui’
Se comprovado, a musa fitness pode ser responsabilizada

Um cartaz afixado na secretaria do curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última quinta-feira (17), desmentiu a informação de que Gracyanne Barbosa seria formada em Direito pela instituição.
A mensagem esclareceu que não há registros de que a musa fitness tenha sido aluna da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ, contrariando o que ela mesma afirmou em diversas entrevistas e o que constava em sua página na Wikipédia.
A informação foi divulgada com exclusividade pelo jornal "EXTRA", que procurou a universidade e obteve um comunicado do Núcleo de Documentação e Memória Arquivística da UFRJ.
O texto, com o título “FATO OU FAKE?”, afirma que, após consulta aos sistemas SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) e aos diários de aula de 1999 a 2010, não foi encontrado qualquer documento que comprovasse a passagem da ex-BBB pela universidade.
"É FAKE que Gracyanne Barbosa (Gracyanne Jacobina Barbosa Vieira) modelo de fisiculturismo, personalidade de televisão, empresária e ex-dançarina foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Sem registro no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica)", diz a mensagem.
O comunicado esclareceu que todos os alunos da FND possuem uma pasta discente com seus documentos, e que no caso de Gracyanne essa pasta não existe. Também não foi encontrado o registro de um diploma ou qualquer outro processo relacionado à formatura dela.
O servidor Márcio Capella, responsável pelo Núcleo de Documentação, explicou que, especialmente para quem afirma ter se formado em 2006, deveria haver pelo menos o registro do diploma.
"Sem pasta discente no arquivo: sem registro nos diários de aulas (consultados: 1999 - 2010). FAKE", finaliza o texto.
O caso gerou repercussão, já que Gracyanne, em várias ocasiões, mencionou em entrevistas que havia sido aprovada em primeiro lugar no vestibular de Direito da UFRJ e que se formou em 2006. A informação de que a musa fitness seria aluna da FND ganhou força nos corredores da faculdade, e em 2018, Gracyanne foi homenageada pelos alunos do curso, que estamparam seu nome e rosto em camisetas do Centro Acadêmico, conferindo-lhe o título de “Ilustríssima”.
Embora a história tenha sido popularmente aceita, o comunicado oficial da UFRJ coloca fim ao “mito” de que Gracyanne Barbosa teria cursado e concluído o curso de Direito na universidade.
De acordo com especialistas, se comprovada a falsidade nas declarações de Gracyanne sobre sua formação, ela poderia ser responsabilizada por falsidade ideológica, crime previsto no artigo 299 Código Penal. Até o momento, a musa fitness não se pronunciou sobre o caso.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!