Primeiro
Wagner Moura conquista prêmio de melhor ator em Cannes
Kleber Mendonça faturou o troféu de melhor direção

Wagner Moura foi eleito o melhor ator da 78ª edição do Festival de Cannes neste sábado (24), na França, pelo filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, que também faturou o troféu de melhor direção.
Essa é a primeira vez que um brasileiro conquista o prêmio de melhor ator na competição principal do festival. Moura, no entanto, não estava presente na cerimônia. O ator precisou deixar Cannes na segunda-feira (19) para seguir nas filmagens do longa "11817", do diretor Louis Leterrier. Quem subiu ao palco para receber o prêmio em seu lugar foi Kleber.
“Eu tive a sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura, um grande ator e uma grande pessoa. Espero que este filme lhe traga coisas maravilhosas. Obrigado ao júri e à presidente Juliette Binoche”, disse o cineasta, emocionado, na hora do agradecimento.
Premiado
O filme "O Agente Secreto" chegou ao festival como um dos mais comentados da mostra. A trama, que se passa no Recife em 1977, acompanha um pesquisador, interpretado por Wagner Moura, que é perseguido por homens violentos. Apesar de não ser exatamente sobre a ditadura militar, o longa faz uma crítica pesada à violência e à corrupção daquele período, misturando realidade e elementos fantásticos para falar de memória e resistência.
A recepção foi de tirar o chapéu. Na estreia, no último domingo (18), foram 15 minutos de aplausos, além de muitos elogios da imprensa internacional, que destacou a estética caprichada e a ousadia do diretor pernambucano.
E não parou por aí. Antes mesmo do anúncio dos prêmios principais, "O Agente Secreto" já tinha levado pra casa o troféu da Fipresci, dado pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, reforçando o favoritismo do longa na reta final do festival.
Vencedoras
O feito de Wagner Moura se junta ao de outras brasileiras que já brilharam em Cannes. Fernanda Torres venceu em 1986, por "Eu Sei que Vou Te Amar", e Sandra Corveloni ganhou em 2008, por "Linha de Passe", ambas na categoria de melhor atriz.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!