Entretenimento

Centenário de Paulo Freire celebrado com atividades culturais em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Centenário de Paulo Freire celebrado com atividades culturais em Niterói
Celebração foi marcada por apresentações e reflexões culturais. Foto: Prefeitura de Niterói

O centenário de Paulo Freire foi comemorado com muitas atividades culturais no "Sabadou com Paulo Freire". O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, reuniu educadores, artistas e autoridades na Sala Nelson Pereira dos Santos, neste sábado (18), para conferir a exibição da peça teatral "Paulo Freire, o andarilho da utopia" e o lançamento do 20º Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia, com o tema “Paulo Freire: É tempo de esperançar’’.

A peça teatral "Paulo Freire, o andarilho da utopia", encenada pelo ator Richard Riguetti, contou a trajetória e os ensinamentos de Paulo Freire educador, filósofo, militante político e patrono da educação brasileira que dedicou grande parte da sua existência a pensar sobre a alfabetização de adultos e a educação da população mais pobre.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, enalteceu a importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Para ele, é um mês de celebrações, mas também de reflexão sobre o momento desafiador que o Brasil está vivendo.

"Este é um dia de celebração e valorização da memória deste que não somente marcou a educação brasileira. Acima de tudo é alguém que nos ensina a seguir adiante na luta e na defesa de uma educação pública, de qualidade e emancipadora para todos”, afirmou.

O secretário anunciou ainda a reforma da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, referência na Educação Especial do município.

“A reforma nesta unidade está entre os nossos projetos para o ano que vem. Em breve, Niterói terá a melhor infraestrutura de uma rede municipal”, sentenciou.

< Preso após quebrar porta de delegacia em Rio Bonito Adolescente apreendido por tráfico de drogas em Itaboraí <