Entretenimento

Circo de Itaboraí com espetáculos gratuitos pela internet

A trupe do Mundo De La Costa, circo da Região Metropolitana do Rio, realiza neste mês de março, 32 apresentações de um circo inovador, “movido” exclusivamente a energia solar. Por causa da pandemia, as apresentações são virtuais, transmitidas pela internet.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc para colocar de pé o espetáculo “O Mágico no Mundo de La Costa”, 100% sustentável do início ao fim. A inovação na utilização da energia solar é possível graças a uma Kombi adaptada, equipada com placas solares e um gerador. O veículo é uma espécie de vedete que fica nos bastidores e fornece eletricidade suficiente para 80 minutos de luz e som.

Administrado pelo casal de artistas circenses Roberto e Viviane De La Costa, o empreendimento inclui, ainda, ações de reciclagem de lixo, educação ambiental e plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.

Devido às restrições impostas para conter o avanço do novo coronavírus, a lona montada no Clube Vera Gol, no Centro de Itaboraí, não pode sediar os espetáculos com a presença do público.

“Tínhamos todo um esquema preparado para receber a plateia, com ações de recolhimento de lixo reciclável, arrecadação de alimentos e distribuição de mudas da mata atlântica, entre outras iniciativas relacionadas à educação ambiental”, diz Roberto De La Costa, herdeiro de Aberaldo Costa, o palhaço Zé Linguiça, um dos principais parceiros do consagrado Carequinha.

"Há um ditado que diz: ‘Quando não se pode fazer o que se deve, deve-se fazer o que se pode’. Estamos fazendo o que se pode para realizar os espetáculos online”, afirma o malabarista formado pela Escola Nacional de Circo.

Magia sustentável

No elenco, além do mágico, um dinossauro vegano e o próprio Roberto De La Costa animam os espectadores com música, malabarismo e números de ilusionismo que levam em conta a capacidade de transformar objetos como garrafas PET em brinquedos e outros itens, aproveitando a oportunidade para dar dicas de reciclagem e sustentabilidade a adultos e crianças. Um personagem místico oriundo da floresta, o Barrigudinho, também faz parte do espetáculo.

As apresentações acontecem de 25 a 28 de março, com quatro sessões diárias: às 10h, 15h, 18h e 20h. A transmissão será na página do Circo De La Costa no YouTube. Todas as apresentações são abertas e gratuitas, e ficam disponíveis para quem quiser assistir em qualquer horário.Também há sessões com tradução em tempo real para surdos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Criado na China

O Circo De La Costa, que compõe o grupo Mundo De La Costa, foi criado há 10 anos por Roberto e Viviane De La Costa, na China, quando ambos trabalhavam em circos locais no país asiático.

Desde o início, a ideia era realizar espetáculos e outras ações tendo o meio ambiente como foco principal. Ao longo de uma década, além de espetáculos, o casal promove apoio a comunidades indígenas, educação ambiental e oficinas por diversas regiões do Brasil, além de plantios de árvores nativas da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.

< Municípios da Região Serrana do Rio criam barreiras sanitárias ONGs terão recursos para enfrentar pandemia nas comunidades do Rio <