Entretenimento

Clubes cariocas lamentam morte de locutor Januário de Oliveira

Imagem ilustrativa da imagem Clubes cariocas lamentam morte de locutor Januário de Oliveira
Narrador faleceu nesta segunda-feira (31) em Natal, no Rio Grande Norte. Foto: reprodução/TV Brasil

A morte do locutor e radialista Januário de Oliveira, aos 81 anos mobilizou os quatro grandes times do Rio. Pelas redes sociais, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco reverenciaram o locutor, ícone do rádio e da TV. Januário morreu após 12 dias internado, por conta de uma pneumonia. Elel faleceu em Natal (RN) nesta segunda-feira (31).

https://twitter.com/VascodaGama/status/1399476599905468416

O profissional sofria de diabetes, doença que o fez perder cerca de 90% da visão e que foi a responsável por ele ter abandonado as transmissões em 1998, logo após a Copa do Mundo. O narrador vivia em Natal, ao lado de familiares, mas há cerca de dois anos apresentava saúde debilitada. 

https://twitter.com/Flamengo/status/1399475547420467206

Após uma viagem ao Rio de Janeiro, em março de 2019, Januário apresentou quadro de pneumonia persistente, seguida por um acidente vascular cerebral. Ambas as condições de saúde não o impediram de festejar o aniversário de 80 anos com a família.

Em 23 de maio, uma nova pneumonia o levou para o hospital, onde permaneceu internado. A suspeita de tuberculose foi afastada, mas Januário precisou se submeter a hemodiálise desde o dia 27, quando o quadro se agravou.

https://twitter.com/Botafogo/status/1399480524603854848

Nascido em Alegrete (RS), em 19 de setembro de 1939, Januário Soares de Oliveira era torcedor do Internacional e sonhava ser jogador de futebol. Mas não levava jeito. A outra paixão o conquistou e o levou ao patamar dos maiores locutores do país.

Januário começou a carreira na Rádio Farroupilha, em Porto Alegre. No Rio de Janeiro, trabalhou na Rádio Mauá e, na Nacional, transformou-se num dos principais narradores do futebol carioca. Foi na emissora que começou a criar seus famosos bordões. “Taí o que você queria” surgiu após mais de duas horas aguardando o início de um jogo, no estádio Ítalo del Cima, em Campo Grande.

Na TV Educativa, ao lado dos comentaristas Achilles Chirol e José Ignácio Werneck, era o responsável pela narração dos jogos de domingo, que iam em videoteipes nas noites de domingo, tendo os repórteres José Luiz Furtado, Sebastião Pereira, Sergio du Bocage e Fernando Domingues nas transmissões. Quantos até hoje se lembram do grito de gol? “É disso, é disso que o povo gosta!”.

https://twitter.com/FluminenseFC/status/1399497503628795904

Júnior Baiano, o zagueiro, o ajudou a criar o bordão “tá lá o corpo estendido no chão”, logo após derrubar mais um adversário. Não faltava a Januário criatividade.

Januário era, também, o apresentador da mais tradicional mesa de debates das noites de domingo: o Esporte Visão. Ao lado dele, além de Chirol e Werneck, despontavam outros ilustres comentaristas, como Luiz Mendes, Sérgio Noronha, Ruy Porto, Gérson, Washington Rodrigues e Sérgio Cabral. Foi nesta época, em 1987, que Januário sofreu uma parada cardíaca que o afastou da TV por quase um ano.

Já aposentado, Januário passou a integrar a equipe de locutores da Bandeirantes. E lá vieram novos bordões. Cruel, sinistro. E os famosos apelidos transformando jogadores em personagens eternizados por sua voz e na mente dos torcedores. O Super-Ézio e Sávio, o Anjo Louro da Gávea, certamente eram os mais queridos por ele. O enterro de Januário de Oliveira deverá acontecer nesta terça-feira (1º), em Natal. A família não deu mais detalhes.

AGÊNCIA BRASIL

< Acusado de matar vizinho é preso em Niterói Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro <