Entretenimento
Comunicado de suspensão da CNH é falso e infecta computador
Um comunicado falso sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento obrigatório para todos os motoristas do Brasil, está sendo enviado por e-mail. De acordo com o Defesa Total, o e-mail é um golpe que tem como intuito espalhar um malware e obter informações sobre o sistema operacional e usuário.
“Falso comunicado de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação, golpistas tentam infectar computadores ao baixar suposto anexo com informações sobre penalidade", nota o Defesa Digital. Nesse link de análise, é possível checar quais antivírus conseguiram detectar a presença do malware compartilhado no e-mail falso.
Vale notar ainda que esse golpe pode ser enquadrado como phishing, se valendo da ingenuidade da vítima.
Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias ou baixar algum arquivo malicioso.
O golpe da CNH busca assustar quem recebe a mensagem. Porém, é preciso ficar atento aos erros gramaticais grotescos no texto, imagem sensacionalista e remetente suspeito: tudo isso entrega a atividade maliciosa.
Se você tiver qualquer dúvida sobre a sua CNH, busque os canais oficiais do governo, especificamente o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de sua carteira.
Fonte: TecMundo
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!