Polêmica

Conheça famosos que se declaram demissexual e entenda o termo

Psicóloga explica orientação e dá dicas de como se identificar

Famosos se assumiram e falaram sobre a orientação
Famosos se assumiram e falaram sobre a orientação |  Foto: Rede social
 

Após a revelação da apresentadora Giovanna Ewbank sobre sua orientação sexual, a cantora Iza afirmou em sua participação no podcast 'Quem Pode, Pod' que também se identifica com a mesma orientação. Mas afinal, o que significa esse termo? O ENFOCO buscou uma psicóloga para explicar, além de trazer outros famosos que possuem esta orientação.

Leia + Giovanna Ewbank assume ser demissexual; entenda

Leia + Iza comenta 'primeira vez' e afirma ser demissexual

Demissexual é um termo usado para pessoas que só sentem vontade de manter relações sexuais com quem existe um vínculo afetivo entre elas. De acordo com estudos da Demisexuality Resource Center, que é um grupo de pesquisas especializado no assunto, a intimidade emocional é o principal fator que desperta o desejo sexual por outra pessoa.

A psicóloga Luana Moreira, pós-graduada em avaliação neuropsicológica pela PUC, atua como psicóloga clínica com demandas relacionadas ao racismo, saúde mental da população preta, mulheres e pessoas LGBTQIA+. A especialista  explicou que demissexual não é uma opção sexual, mas sim uma orientação, pois vem de dentro para fora. 

Termo foi criado por pessoas que tinham o objetivo de falar sobre os que se consideravam assexuais mas tinham desejo após estabelecer vínculo afetivo
  

“Esse termo surge em um fórum, que era uma comunidade assexual nos Estados Unidos, em 2006, esse fórum era online onde as pessoas debatiam, dentro da pauta de assexualidade", explica. 

Com isso, entende-se que o termo foi criado por pessoas que tinham o objetivo de falar sobre os que se consideravam assexuais mas tinham desejo após estabelecer vínculo afetivo, emocional. 

Luana explica que as pessoas sentiam desejo sexual após essa troca.

“Essa categoria está dentro do espectro de assexual mas isso não significa que essa pessoa é assexual estrita, ou seja aquela pessoa assexual que não tem desejo sexual nenhum. A pessoa demissexual, ela sente o desejo sexual mas após uma troca mais profunda. Diferente da pessoa assexual estrita, mas ela também está dentro do espectro assexual".

Para as pessoas que ainda possuem dúvida sobre a sua orientação sexual mas que desejam ser acolhidas dentro dessa categoria, a dica que a especialista dá é que todos respeitem as diversidades. 

“Tem pessoas que vão sentir o desejo sexual ali pra depois se tornar uma relação romântica. Essa pessoa demissexual, ela precisa sentir uma atração romântica pra ter o desejo sexual e está tudo bem, não importa a ordem, não importa o gênero, identificação da pessoa que você vai se relacionar sexualmente ou romanticamente. Então é muito importante que a gente possa respeitar a diversidade e a sexualidade começando por nós mesmos”, aconselhou a psicóloga.

Famosos 

Giovanna Ewbank 

Giovanna Ewbank, de 36 anos, revelou em setembro deste ano que se identifica como demissexual, pois para ela ter relações sexuais com qualquer pessoa, há necessariamente que existir sentimentos. 

"Tem que ter sentimento para transar com a pessoa. Meu sonho era sair transando, curtindo e... aqui e ali, e nossa! Foi ruim, foi bom. Não tenho muitas referências", afirmou a atriz. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Giovanna Ewbank (@gioewbank)

Iza

A cantora Iza, de 32 anos, anunciou recentemente que está se separando do produtor musical Sérgio Santos. Com isso, durante participação no 'Quem Pode Pod', afirmou que demora para se interessar sexualmente por uma pessoa. 

"Transei com pouquíssimas pessoas. [Acho que sou demissexual, porque] Demora muito para eu querer transar com a pessoa, se eu não tiver nenhuma relação. Eu transei uma vez e foi tranquilo, deu tudo certo, mas fiquei me questionando. Demorei para entender o que tinha a ver com isso. Preciso admirar muito para falar: 'Quero te dar'", justificou a cantora. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por IZA (@iza)

Álvaro Xaro

O influenciador, Álvaro Xaro, de 23 anos, durante a entrevista com ao podcast de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme também se assumiu como demissexual, pois explicou que só consegue praticar relações sexuais com pessoas que namora ou por alguém que tenha sentimentos. 

 “Eu conto nos dedos as pessoas que eu transei" afirmou durante podcast. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ALVARO (@alvxaro)

Bruna Marquezine

A atriz Bruna Marquezine, de 27 anos, também se encaixa como demissexual, pois não se sente a vontade de transar com qualquer pessoa.

Durante sua participação do 'Quem Pode, Pod' a intérprete de 'Jenny', do filme Besouro Azul, da DC, explicou que já se considerou assexuada em uma fase de sua vida. 

"Era uma época que nem tinha energia para transar. Quem dirá para suruba. Tive essa fase que achava que era meio assexuada”, contou Bruna Marquezine. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bruna Marquezine (@brunamarquezine)

Victor Hugo

O ex-BBB 20 Victor Hugo, de 28 anos, também se considera como demissexual. Durante uma entrevista, em julho de 2020, concedida ao programa da Luciana Gimenez, o influencer afirmou ser virgem.  

"Sou virgem e com muito orgulho", contou durante o programa "Luciana By Night"

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Victor Hugo (@victorhsteixeira)

Michaela Kennedy-Cuomo

Michaela Kennedy-Cuomo, de 25 anos, filha do ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, se assumiu como demissexual em 2021. 

A ativista contou durante uma live em seu Instagram que antes de se reconhecer demissexual, acreditava que era lésbica. 

"Quando eu estava na escola primária, temia ser lésbica. Recentemente, aprendi mais sobre demissexualidade e acredito que essa identidade ressoa mais comigo", explicou aos seus mais de 25 milhões de seguidores. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Michaela (@michaelakennedycuomo)

Lady Chokey

A influencer trans e uma das gamers mais famosas do Brasil, Lady Chokey, de 26 anos, também afirmou se identificar com demissexual, pois sua atração sexual está diretamente ligada ao envolvimento emocional. 

"Pra mim o sexo perfeito é o sexo feito com paixão, envolvimento, daí você conhece muito bem um ao outro e tudo ganha mais prazer. Numa relação, sexo é a cereja do bolo, o plus, mas nunca a razão", revelou. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LADY CHOKEY (@ladychokey)

 Nicole Puzzi

A atriz e apresentadora Nicole Puzzi, de 64 anos, está no time das pessoas que se consideram demissexuais.  Ela fez sucesso na TV brasileira como a pornochanchada, e foi durante esse tempo que foi convidada para fazer filmes de conteúdo adultos. A estrela recusou a proposta, pois não conseguiria transar com pessoas que não tivesse ligação emocional. 

"Sempre fui incapaz de ter relações sexuais sem envolvimento emocional. Sou demissexual", explicou a atriz. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nicole Puzzi (@nicolepuzzi)

< Veja quais cidades serão afetadas por manutenção da Cedae Capa do dia 21/10 <