Sétima arte

Dia do cinema brasileiro: veja 6 longas de sucesso na Netflix

Data é celebrada desde 1898, quando houve o primeiro registro

Data é especial para os cinéfilos
Data é especial para os cinéfilos |  Foto: Reprodução
  

O dia do cinema brasileiro é comemorado neste domingo, 19 de junho. A data foi marcada por um acontecimento ainda em 1898, no Rio. 

O ítalo-brasileiro, Afonso Secreto, registrou as primeiras imagens ao chegar em um navio na Baía de Guanabara vindo da França. Ele tinha acabado de terminar um curso na Europa e trazia o equipamento a bordo. O fato foi considerado o primeiro registro do cinema nacional e a data se tornou símbolo para o país. 

Para celebrar o dia, o ENFOCO preparou algumas dicas de filmes que estão disponíveis na Netflix para aproveitar neste domingo. Boa sessão!

Estômago (2007)

O premiadíssimo longa do diretor Marcos Jorge traz Raimundo Nonato (João Miguel), um imigrante nordestino que chega a São Paulo e começa a trabalhar em um restaurante depois de aprender a cozinhar. A vida dele muda de rumo depois que se apaixona pela prostituta Íria (Fabiula Nascimento), e a partir daí a trama se desenvolve dentro da cadeia, alçando o filme a um dos 100 melhores segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O Elenco traz ainda Babu Santana e Paulo Miklos. É filme pra comer com os olhos. 

O Lobo Atrás da Porta (2013) 

Em uma trama cheia de reviravoltas, o longa traz um triângulo amoroso envolvendo um motorista de ônibus que, casado, acaba tendo um caso com uma mulher mais nova e vê sua filha, de 9 anos, em risco. Milhem Cortaz, Leandra Leal e Fabiola Nascimento, levam ao espectador muito suspense e drama neste filme dirigido por Fernando Coimbra e inspirado em uma história real que abalou o Rio nos anos 60. 

Tim Maia (2014)

O som e a fúria de Sebastião Rodrigues Maia, o grande Tim Maia, é retratado nesse filme de Mauro Lima e traz Babu Santana interpretando as peripécias do rei do soul brasileiro desde a infância, passando pelo sucesso, até sua morte, em 1998, no palco do Theatro Municipal de Niterói. O Filme traz os primeiros anos na Tijuca, da infância com Roberto e Erasmo Carlos, até o auge, nos anos 70, com o primeiro disco que fez explodir a voz de trovão. Com Robson Nunes, Cauã Reymond, Alinne Moraes e George Sauma. Filme para ver no volume máximo! 

Elis (2016) 

Seguindo na linha musical, outro sucesso na plataforma é o longa Elis, dirigido por Hugo Prata, traz o furacão Elis Regina entre seus medos, inseguranças e seus relacionamentos conturbados. O filme revela os lados e as facetas da cantora, morta aos 36 anos, em 1982. 

7 Prisioneiros (2021)

Lançado no ano passado, o filme tem atuação espetacular de Rodrigo Santoro. Lá, ele é dono de um ferro-velho em São Paulo que recruta jovens para trabalhar em condições análogas à escravidão. Um grupo de jovens é recrutado e começa uma batalha por questões sociais e éticas a partir do desenrolar da trama. Com direção de Alexandre Moratto, traz Christian Malheiros (Sintonia) no papel de jovem sonhador que fica entre os limites de ajudar a família ou ganhar notoriedade e aspiração social. 

Último Cine Drive-In (2015)

O filme fala de cinema com um Cine Drive-In de Brasília à beira de fechar as portas por conta de dificuldades. O longa tem Othon Bastos como o patriarca e Breno Nina no papel de filho que volta e tenta refazer a relação de pai e filho e ajudar a mãe doente. Drama para encher o coração e a alma de emoção, além de falar sobre cinema, é dirigido por Iberê Carvalho. 

< Gkay compra tênis rasgado com aparência de sujo por R$10 mil Suspeitos trocam tiros com a PM e deixam carro cheio de alimentos <