Repercussão
Entenda a treta entre Emílio Surita e apresentador da Globo News
Após a repercussão negativa, Jovem Pan se manifestou
O jornalista Marcelo Cosme, âncora da GloboNews, foi alvo de piadas consideradas homofóbicas durante o programa “Pânico”, transmitido pela Jovem Pan News na terça-feira (23).
Emílio Surita, apresentador da atração, fez uma imitação de Cosme de forma depreciativa, mencionando características pessoais do jornalista, que é gay assumido.
Leia +: Otaviano Costa recebe alta após diagnóstico de aneurisma
Leia +: Cantor comemora 40 anos de carreira com show em Niterói
Leia +: Eliana já tem data para estrear na Globo; saiba quando
Durante a edição do programa, Surita caminhou pelo estúdio imitando Cosme e fez comentários de deboche, referindo-se ao jornalista: "Vou assim, andando gostosamente, bem Caetano Veloso, bem GloboNews. Como é que chama aquele cara que faz aquele programa à noite, o simpático?", indagou o apresentador, que foi então informado por seus colegas de bancada sobre o nome de Marcelo Cosme.
Após a repercussão negativa nas redes sociais, a Jovem Pan se manifestou publicamente. Em nota oficial, a emissora caracterizou o comentário de Surita como uma “brincadeira muito infeliz” e um “tratamento descortês”.
O comunicado afirmou que, apesar de não haver intenção de discriminar, a situação foi lamentável. A Jovem Pan se comprometeu a evitar atitudes semelhantes no futuro e expressou seu respeito pelo trabalho de Marcelo Cosme.
Em resposta ao caso, Cosme publicou em seu perfil no X a abertura da edição de “Em Pauta” da quarta-feira (24), demonstrando resiliência e determinação. "Cá estamos!!!! Lindos", escreveu ele, recebendo uma onda de apoio de seus seguidores na rede social.
Déa Lúcia, mãe do falecido ator Paulo Gustavo, expressou sua indignação através das redes sociais.
“Estou muito indignada ao ver meu querido amigo Marcelo Cosme sendo alvo de ataques homofóbicos na televisão. A homofobia é inaceitável e não tem lugar na nossa sociedade. Quero deixar claro que estamos ao lado do meu amigo neste momento difícil. Todos nós merecemos respeito”, escreveu ela em seu Instagram.
Marcelo Cosme respondeu a Déa Lúcia nos comentários da postagem, agradecendo seu apoio. "Amo a senhora. Muito obrigado. A senhora e seus filhos são exemplos para todos nós", comentou o jornalista.
O ator Carmo Dalla Vecchia também se posicionou publicamente contra a homofobia, lembrando que o ato é crime. Cosme agradeceu o suporte de Dalla Vecchia com um breve comentário.
"Obrigado, meu amigo! Seguimos", acompanhando a mensagem com as bandeiras da causa LGBTQIAPN+.
A ONG Mães pela Diversidade, que apoia a comunidade LGBTQIAPN+, também se manifestou. Em um post no Instagram, a ONG expressou profunda consternação pelo ocorrido e reforçou a importância da diversidade e do respeito.
A nota destacou o caráter exemplar de Marcelo Cosme e repudiou veementemente o comportamento discriminatório.
"Marcelo Cosme, você não está sozinho nesta luta. Estamos ao seu lado, apoiando sua coragem e contribuição exemplar para o jornalismo. Exigimos respeito e igualdade para todas as pessoas. A LGBTQIA+fobia é crime!", declarou a organização.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!