Skip to content

Entretenimento

Espetáculo de dança, inclusão e superação: projeto une mães e filhas em São Gonçalo

Tayná Ferreira | Publicado em:

Ao todo, cerca de 110 participantes estarão envolvidos na apresentação/ Foto: João Victor Guedes

Fantasias, emoção, expectativa e muitos ensaios fazem parte da rotina dos alunos de balé e jazz do Projeto Social Esporte e Vida, no bairro Porto Novo, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O grupo se prepara para apresentar o espetáculo ‘A Criação do Mundo’, marcado para o dia 7 de novembro, no Teatro Municipal de São Gonçalo.

A apresentação promete ser um momento especial para os participantes. Além de representar a primeira experiência de muitos deles em um espetáculo de dança, o evento também marcará a primeira visita de algumas crianças e adultos a um teatro.

Inspirada no tema da criação, a apresentação utiliza a dança como forma de expressão artística e reúne crianças, adolescentes e adultos em uma apresentação que celebra a arte, a emoção e a vida. Mais do que um espetáculo, o evento é resultado de meses de dedicação, aprendizado e transformação social.

Ao todo, cerca de 110 participantes estarão envolvidos na apresentação. A preparação inclui ensaios, escolha e confecção de figurinos e o trabalho conjunto entre alunos e professores para levar ao público um espetáculo marcado pela criatividade e pela emoção.

De acordo com Karyne Rocha, professora de dança do projeto, as aulas atendem atualmente 95 alunas de diferentes faixas etárias: “São 15 babys, 14 fraldinhas, 30 kids, 19 juvenis, 16 adolescentes e cinco adultas”, explica a professora.

A estudante Nicole Andrade terá um papel de destaque na apresentação: será responsável por representar a voz de Deus. Para a jovem, assumir essa função é motivo de grande emoção, mas também traz um senso de responsabilidade.

“Para mim, é uma responsabilidade muito grande e uma emoção enorme. Estou muito animada. Quando aceitei, confesso que fiquei muito nervosa, com medo de não conseguir ou de não ser capaz. Mas as meninas estão sempre me ajudando e me dando força. Agora, estou confiante”, conta.

Nicole explica que sua participação também será importante para o desenvolvimento das coreografias. “Eu meio que vou dar um start em cada coreografia”, diz.

A preparação do espetáculo também envolve o trabalho artesanal na criação dos figurinos. Segundo Karyne Rocha, as peças foram desenvolvidas especialmente para a apresentação, levando em consideração o tema escolhido.

“Os figurinos foram todos pensados com base no espetáculo que eu criei. Eu desenhei junto com a minha mãe, ela fez a modelagem e nós confeccionamos as peças. Aos poucos, estamos trazendo os figurinos. Todos esses que vocês viram aqui foram feitos por nós. Tudo é feito por nós”, explica a professora.

A pequena Ana Carolina Oliveira, de 11 anos, pratica balé há dois anos e está prestes a viver um momento especial: subir ao palco para se apresentar diante de familiares que foram convidados para acompanhar o espetáculo.

Apesar da expectativa para a apresentação, a menina admite que está um pouco nervosa com o momento. ela contou que participará de coreografias de jazz e balé.

“Estou um pouquinho nervosa com o espetáculo. Não sei como explicar. Eu danço essa daqui, o jazz, e mais outra de jazz junto com o balé”, contou.

Questionada se convidou familiares para prestigiá-la no espetáculo, Ana Carolina respondeu: “Sim, minha madrinha, minha mãe, meu pai, meus avós e meus tios”.

Mães e filhas dividem o palco

Um dos momentos mais especiais do espetáculo será a participação de mães e filhas na mesma apresentação. A experiência promete fortalecer os vínculos familiares e tornar a ocasião ainda mais significativa para quem compartilha a paixão pela dança.

WhatsApp Image 2026 10 20 at 22.21.21 1
Três mães vão subir ao palco acompanhadas de suas filhas./ Foto: João Victor Guedes

É o caso da empresária Verônica Lima, de 43 anos, mãe de Carolina, de 6, e Gabriela, de 2 anos. As duas meninas já participam do projeto, e a apresentação marcará a primeira vez que Verônica dançará ao lado das filhas em um espetáculo.

“Antes de eu entrar no projeto, elas já estavam aqui. Quando vi a primeira apresentação delas no teatro, chorei e fiquei muito emocionada. Foi aí que surgiu a vontade de participar também. Quando percebi que outras mães e adultos dançavam com as crianças, quis viver esse momento ao lado delas”, conta.

Verônica também destaca a importância do projeto para a comunidade e as mudanças percebidas na vida dos participantes.

“Graças a Deus, este ano vou participar do espetáculo com elas. A emoção é muito grande, porque a gente vê que é um projeto que realmente faz sentido aqui na comunidade e muda a vida das pessoas. Nós que estamos aqui conhecemos relatos de pessoas que melhoraram muito, tanto na parte médica quanto na psicológica. Vale muito a pena participar, seja da dança ou de outras atividades oferecidas. Para mim, como mãe, ver minhas filhas se desenvolvendo aqui dentro é muito gratificante”, afirma.

A cuidadora de idosos Thaylane Ferreira, de 34 anos, também encontrou na iniciativa uma oportunidade de compartilhar a dança com a filha, Catarina, de 8 anos.

“Eu a inscrevi primeiro. Ela começou a participar e depois me chamaram para dançar. Estou aqui até hoje. É uma mudança, um momento de cuidar de mim e aproveitar o tempo com minha filha e com as amigas que fiz aqui dentro. É maravilhoso”, relata.

Dança enquanto caminho da superação

Para muitos participantes, a dança vai além da expressão artística e representa uma oportunidade de superar dificuldades e fortalecer o bem-estar emocional.

A estudante Sofia Oliveira, de 15 anos, participa do projeto há dois anos e encontrou nas aulas uma forma de lidar com desafios pessoais.

Segundo a adolescente, antes de ingressar nas aulas de balé, ela enfrentava uma queda de cabelo que associava ao estresse. Com a participação no projeto, encontrou na dança uma atividade que contribuiu para seu bem-estar.

“O projeto meio que me ajudou em uma situação pela qual passei, quando estava perdendo cabelo por causa do sistema nervoso e dessas coisas. Quando entrei aqui, senti um alívio. Era algo de que eu estava precisando. Como danço desde pequena, foi uma ajuda a mais. Vejo muita diferença”, relata.

No espetáculo, Sofia também enfrentará um novo desafio: apresentar um solo de balé. A estudante conta que, inicialmente, duvidou da própria capacidade, mas decidiu confiar no incentivo recebido da professora Karyne.

“Quando a Karyne chegou para mim e disse ‘vamos fazer’, pensei: ‘não vai dar certo’. Mas estou confiando nela”, afirma.

A experiência também representa uma oportunidade de reencontro com a dança para Cristiane de Abreu, de 49 anos, cuidadora de idosos. Depois de praticar jazz na adolescência, ela acreditava que aquela fase havia ficado para trás. Agora, prepara-se para participar de seu segundo espetáculo no teatro.

Cristiane destaca os benefícios da atividade para sua vida e a alegria de voltar a se apresentar.“Foi muito importante na minha vida. Estamos muito felizes por participar de mais um espetáculo”, afirma.

Projeto social oferece atividades gratuitas em São Gonçalo

Há oito anos, o Projeto Social Esporte e Vida desenvolve atividades voltadas aos moradores de São Gonçalo, oferecendo oportunidades de aprendizado, convivência e acesso a diferentes modalidades esportivas e culturais.

Idealizada para promover mudanças na comunidade, a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar as oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e adultos.

Segundo o fundador do projeto, Roberto Gomes, as primeiras atividades foram aulas de jiu-jítsu, com o objetivo de oferecer alternativas aos adolescentes e contribuir para que tivessem acesso a novas oportunidades.

“Uma coisa que eu trago como fundamento é o nosso crescimento enquanto ser humano. Eu sou oriundo de comunidade, não tive grandes oportunidades e vim fazer a minha vida já depois de adulto, especificamente depois dos 30. Quando fui chamado para o ministério pastoral, entendemos que a Igreja tem uma responsabilidade social, e foi assim que o projeto nasceu”, explica Roberto.

O fundador conta que, inicialmente, as atividades eram realizadas de maneira informal. Com o crescimento da iniciativa, surgiu a necessidade de criar um espaço dedicado exclusivamente ao projeto.

“Ele nasce de uma ambição pessoal de poder marcar, fazer diferença na vida de outras pessoas”, afirma.

Ao longo dos anos, a iniciativa ampliou sua atuação e passou a oferecer atividades como balé, jazz, artesanato, jiu-jítsu, boxe, hidroginástica, pintura em tecido, aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), reforço escolar e cursos profissionalizantes.

A proposta é ampliar o acesso ao esporte, à cultura e à educação, contribuindo para o desenvolvimento pessoal dos participantes e fortalecendo os vínculos comunitários.

Além de oferecer atividades de lazer e aprendizado, o projeto busca proporcionar ferramentas para o crescimento pessoal e profissional. Segundo a organização, as aulas são conduzidas por profissionais capacitados, e a iniciativa é aberta à comunidade.

A professora Karyne Rocha também convida a população a conhecer as atividades oferecidas e prestigiar o espetáculo.

“Quero convidar vocês que desejam fazer parte do projeto, que oferece várias atividades para crianças e adultos, e também para o nosso espetáculo, que está maravilhoso e incrível: A Criação do Mundo”, convida.

O espetáculo será realizado gratuitamente no Teatro Municipal de São Gonçalo, com início às 19h. Para obter informações sobre a disponibilidade de ingressos, os interessados devem entrar em contato diretamente com a direção do projeto social.

Como participar do projeto

Os interessados em conhecer as atividades podem procurar a coordenação do Projeto Social Esporte e Vida na Rua Zilda Quintão, nº 360, no bairro Porto Novo, em São Gonçalo.

Também é possível entrar em contato pelo telefone (21) 96834-2059 para obter informações sobre as modalidades oferecidas, as turmas, a disponibilidade de vagas e as inscrições.

Tayná Ferreira

Jornalista formada, apaixonada por contar histórias e dar voz a diferentes realidades. Atua principalmente na produção de reportagens especiais e na cobertura de temas relacionados a segurança pública e cidades. Estudante de Libras e defensora da causa animal. Instagram: @taynafjornalismo

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Águas de Niterói passa orientações para limpeza de cisterna e caixas d'água
Niterói

Água contaminada em Niterói? Concessionária alerta para limpeza de cisterna

Óleo próximo à Lagoa de Piratininga assusta moradores de Niterói
Niterói

Suposta mancha de óleo próxima de lagoa de Niterói intriga visitantes

Brasil & Mundo

Governo faz alerta para golpe que promete Auxílio Reconstrução

Preso principal suspeito de chefiar quadrilha do assalto na Gávea
Segurança Pública

Preso acusado de chefiar quadrilha do assalto na Baixada