Gratuito

Espetáculo reúne acrobacias com bambu em teatro de Niterói

Show de proezas físicas será apresentado por Ricardo Gadelha

'Vareta' tem apresentação única no Sesc Niterói neste sábado (29)
'Vareta' tem apresentação única no Sesc Niterói neste sábado (29) |  Foto: Divulgação/Barbara Pelacani

O Teatro do Sesc Niterói será o palco de estreia e apresentação única do espetáculo "Vareta", neste sábado (29), às 16h. Em cena, o artista niteroiense Ricardo Gadelha intercala palhaçadas e acrobacias em um tripé de bambu gigante.

Indicada para todas as idades, a apresentação é gratuita e vai circular também, na sequência, pelas unidades do Sesc de São Gonçalo, Madureira, São João de Meriti, Ramos, Valença, Três Rios e Barra Mansa, através do Edital Sesc Pulsar. 

Neste divertido show de proezas físicas e trapalhadas, Ricardo Gadelha investe na comunicação não verbal, trazendo para a cena toda sua experiência em comédia física e visual, mesclada a movimentos acrobáticos realizados em um tripé de bambu gigante. 

Se na infância, Gadelha buscava formas divertidas de lidar com os apelidos que expunham sua magreza, como “fiapo, magrelo e lagartixa”, hoje, completando 40 anos, Gadelha busca em "Vareta" respostas à seguinte pergunta: “Como o corpo errante e não atlético do palhaço pode alcançar alguma virtuose da técnica acrobática, e ainda produzir beleza e encantamento?”, questiona o artista.

Para explorar a interface entre a comicidade e as acrobacias em instrumentos de bambu, Ricardo Gadelha mergulha na metodologia da “Arte Corpo Bambu”, desenvolvida por Poema Mülhenberg da Cia Nós No Bambu (DF), técnica que pesquisa a união do corpo humano a varas de bambu, tanto através da criação de instrumentos artesanais acrobáticos feitos do material, quanto pela investigação da interação do corpo cênico com essas formas de bambu, mesclando circo, teatro e dança.

No ano em que celebra a sua maioridade atuando como palhaço, Ricardo Gadelha fala sobre os desafios de levar o espetáculo ao palco.

“Este é meu terceiro monólogo de palhaçaria, em mais de 20 anos de pesquisa na área. Precisei sair da minha zona de conforto, abrindo mão do uso da palavra como recurso de cena e, capacitando meu corpo para dar conta dos movimentos acrobáticos. Além de estudar profundamente a Arte Corpo Bambu junto a Poema Mülhenberg, precisei me fortalecer, mudar minha alimentação e criar uma rotina de preparação física, fisioterapia e pilates. Foi uma pesquisa inédita - investigar o que meu corpo magrelo consegue fazer – de engraçado e bonito - com três varas de 4,30 metros de bambu”, contou o ator.

Currículo 

Ricardo Gadelha é formado em Artes Cênicas pela UniRio, com pós-graduação em Educação Artística pela Ucam. É um artista multilinguagem: palhaço, ator, diretor, documentarista, produtor, educador, brincante, curador e artesão. Artista, pesquisador e realizador, Gadelha atua no campo da palhaçaria, circo, teatro, literatura, audiovisual e educação.

Nasceu em Niterói e já deu aulas de teatro e perna de pau em várias escolas particulares. Durante anos se apresentou rodando chapéu no Campo de São Bento, mas também é conhecido por seu trabalho na TV como apresentador do programa "Catfish Brasil". Representando Niterói, foi um dos participantes e finalistas do concurso "Blue Man Brasileiro".

No momento circula com os espetáculos “Circo de Seu Ambrósio” e “Solo Protocolo” e divulga a segunda temporada de sua websérie documental “Pra Fazer Papel de Palhaço – Brasil Adentro” contemplado pelo programa Sesc Palco Giratório 2022, disponível no YouTube.

O Sesc Niterói fica na Rua Padre Anchieta, 56, São Domingos. 

< Carro de deputado estadual é alvo de tiros na Niterói-Manilha Padrasto que abusou de menina de 5 anos é preso no Rio <