História
Espetáculo sobre Araribóia tem pré-estreia gratuita em Niterói
Grupo teatral pede contribuição voluntária a quem for assistir
O grupo Teatro Meteco apresenta o espetáculo "Procurando Araribóia" nesta sexta-feira (30), às 20h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. A peça, que abre sua temporada na cidade, é uma homenagem ao indígena Araribóia, figura importante na fundação da cidade de Niterói.
Com direção de Matías Palma, o espetáculo utiliza recursos do Teatro de Animação e meias-máscaras para representar mais de 10 personagens da sociedade. Ambientada no Brasil do século XVI, a trama narra a trajetória de Araribóia, desde sua vida comum até se tornar um líder de seu povo, enfrentando desafios e decisões importantes para sua sobrevivência e ambições pessoais.
Segundo o diretor Matías Palma, a escolha de Araribóia como tema não foi por acaso. Ele é considerado o "pai fundador" de Niterói e um dos maiores estrategistas indígenas da época. A peça pretende revelar, no entanto, uma perspectiva inédita sobre o personagem, destacando sua aliança com os invasores e a complexidade de sua identidade, que mistura tradições indígenas com a influência europeia.
A partir de 6 de setembro, o espetáculo seguirá em temporada no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio, até 22 de setembro. Matías Palma, chileno radicado em Niterói desde 2006, é conhecido por seu trabalho em teatro e audiovisual, tendo fundado o Colectivo Teatral Plancton e dirigido diversas peças e filmes.
Serviço
Peça: Procurando Araribóia
Pré-estreia: Sexta-feira (30), às 20h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Niterói
(Rua Jornalista Rogerio Coelho Neto s/nº – Centro. Tel.: 2613-2734)
Ingressos: Contribuição voluntária
Capacidade: 454 lugares
Temporada Rio
Temporada: de 6 a 22 de setembro
Apresentações: sextas e sábados, às 19h. Domingos, às 18h.
Local: Teatro Glauce Rocha - Rio de Janeiro
(Av. Rio Branco 179 – Centro, tel: 2220 0259)
Ingressos: R$ 15 (meia-entrada para povos originários e classe artística, além das obrigatoriedades por lei) e R$ 30 (inteira)
Funcionamento da bilheteria: de 4ª a domingo, das 14h às 19h
Capacidade: plateia inferior - 130 lugares | plateia superior - 72 lugares
Duração: 90 minutos. Classificação: 14 anos
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!