Arte

Espetáculo teatral revive o pandêmico ano de 2020

"Panspermia" tem sessões neste final de semana em Niterói

Peça foi composta com conteúdo jornalístico real
Peça foi composta com conteúdo jornalístico real |  Foto: Gabi Castro/Divulgação
  

O premiado espetáculo "Panspermia" chega à Scuola di Cultura, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, para sessões nesta sexta (18) e sábado (19) às 20h e domingo (20), às 19h. 

O texto, composto exclusivamente com conteúdo jornalístico real, é da atriz, autora teatral e jornalista Cilene Guedes (Prêmio Myriam Muniz por "Jumbo") e a direção da coreógrafa e diretora Sueli Guerra ("A Cor Púrpura"; "Bibi - uma vida em musical").

A peça apresenta um experimento radical que põe o público diante de um personagem não identificado, interpretado pelo pelo ator Vitor Louzada, o qual poderia ser qualquer um de nós. 

"Mesmo sem saber nada sobre o protagonista, todo mundo se identifica com suas reações afetivas e físicas ao jorro ininterrupto de notícias, todas reais e vividas por cada um de nós ao longo do ano de 2020", afirma a Cilene. 

Em 2021, a peça foi montada com recursos da Lei Aldir Blanc e premiada como Ativo Cultural pela Secretaria de Culturas de Niterói. Esta temporada é viabilizada pela Lei de Incentivo Fiscal ISS/IPTU e tem apoio institucional da Fendercare.

Professores das redes pública e privada de ensino têm entrada gratuita, bem como estudantes e professores de escolas de teatro e música da cidade. Basta levar um comprovante. Os ingressos  custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). 

< Mané está fora da Copa do Mundo; Argentina também anuncia corte É hoje! Saiba tudo sobre o Grammy Latino 2022 <