Doença de Crohn

Evaristo Costa é hospitalizado por conta de doença crônica

Jornalista aproveitou para explicar sobre o problema de saúde

Jornalista sentiu mal estar e foi hospitalizado
Jornalista sentiu mal estar e foi hospitalizado |  Foto: Reprodução/Instagram

O jornalista Evaristo Costa, de 47 anos, teve que ser hospitalizado nesta sexta-feira (12) após ter algumas complicações relacionadas à Doença de Crohn, que causa uma inflamação no trato gastrointestinal. A informação foi compartilhada por ele, em suas redes sociais.

Nos stories do Instagram, Costa que mora na Inglaterra atualmente, postou algumas fotos, onde  aparece recebendo atendimento médico e explicou o que aconteceu.

"E minha 'querida' Doença de Crohn me trouxe de novo para o médico com algumas complicações", escreveu Evaristo. "E agora para a emergência de novo", disse.

Em seguida, ele aproveitou o espaço para explicar um pouco ao seus seguidores, como tem se sentido.

"Estão me perguntando se tenho dor. Sim, tenho fortes dores abdominais. Além de muita diarreia (que pode conter sangue), febre e perda de peso. Isso tudo me leva a fraqueza, fadiga. A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há um mês. Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e graves infecções".

O que é a Doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma condição intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo, podendo, em alguns casos, levar a complicações com risco de vida.

Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia, perda de peso, anemia e fadiga. Enquanto algumas pessoas podem não apresentar sintomas durante a maior parte de suas vidas, outras experimentam sintomas crônicos graves que persistem indefinidamente.

É importante ressaltar que a doença de Crohn não possui cura. O tratamento visa, geralmente, retardar a progressão da condição, sendo utilizados medicamentos como esteroides e imunossupressores. Caso essas medidas não se mostrem eficazes, a opção de cirurgia pode ser considerada.

< Saiba os riscos de cirurgia de mudança da cor dos olhos Trânsito parado na Ponte: motoristas levam mais de 1h para Niterói <