Doença

Ex-repórter da Globo é diagnosticado com demência

Maurício Kubrusly recebeu uma homenagem do Fantástico

Kubrusly já estava afastado de suas funções devido a problemas de saúde
Kubrusly já estava afastado de suas funções devido a problemas de saúde |  Foto: reprodução / TV Globo
 

O ex-repórter da TV Globo, Maurício Kubrusly, de 77 anos, renomado por seu quadro 'Me leva, Brasil' no programa 'Fantástico', se afastou de suas funções e está morando no sul da Bahia, após ser diagnosticado com Demência Fronto Temporal (DFT). A revelação ocorreu na edição deste domingo (20), em homenagem ao profissional na comemoração dos 50 anos do programa.

"Maurício percorreu o Brasil com histórias extraordinárias, que retratavam a vivacidade do povo brasileiro. Ele merece todas as nossas homenagens", expressou Pedro Bial na matéria.

O jornalista encerrou seu vínculo com a TV Globo em maio de 2019, após dedicar 34 anos de serviço à emissora. Naquela época, a notícia de sua saída foi anunciada pelo diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel.

Kubrusly já estava afastado de suas funções devido a problemas de saúde havia alguns meses antes de sua saída. Seus trabalhos frequentemente envolviam viagens em busca de situações peculiares para o quadro 'Me leva, Brasil', que foi veiculado entre 2000 e 2017.

Ao longo de sua carreira, o jornalista visitou mais de 150 cidades e percorreu cerca de 400 mil quilômetros por todo o território brasileiro. Em 2005, lançou um livro com o mesmo nome do seu quadro, recheados de histórias que compunham o programa.

Nascido no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1945, Maurício Kubrusly iniciou sua carreira jornalística na década de 1960.

A Demência Fronto Temporal (DFT) é a mesma condição de saúde que afetou o ator Bruce Willis, levando-o também a se afastar de suas atividades. O sintoma principal inicialmente observado está associado a alterações no humor e comportamento.

Pacientes afetados pela DFT frequentemente perdem o filtro social, exibindo comportamentos inadequados e constrangedores. É comum que oscilem entre apatia e extrema energia e desinibição.

< capa 210823 Motoristas enfrentam trânsito lento na Ponte Rio-Niterói <