Entretenimento

Facebook e Ray-Ban lançam óculos que grava stories e fotografa

O Facebook e a gigante marca de óculos Ray-Ban lançaram esse mês óculos inteligentes. O dispositivo funcionará junto com um aplicativo no celular e poderá gravar vídeos de até 30 segundos e compartilhar todo conteúdo em diferentes redes sociais.

https://www.youtube.com/watch?v=_uOFWU4o3tw

Especificações

Primeiramente, os óculos, que serão uma adaptação mais tecnológica de modelos já conhecidos da Ray-Ban, como Wayfare, Round e Meteor, contarão com duas câmeras de cinco megapixels, uma de cada lado do dispositivo, que poderão fazer fotos e gravar vídeos de até 30 segundos.

O aparelho terá cinco opções de lente, porém ainda não se sabe se terá a possibilidade de colocar uma lente com grau.

Infelizmente, os óculos inteligentes ainda não virão com a esperada realidade aumentada, um artifício que os fãs de tecnologia acham essencial para um dispositivo como esse, por conta das possibilidades de enxergar na lente dele diversas informações. Entretanto, os óculos terão microfones que obedecerão ao comando de voz do usuário.

Além das câmeras, o aparelho também virá com alto-falantes integrados, possibilitando que se ouçe músicas e podcasts. Todas as funções podem ser ativadas por um pequeno botão situado em cima das hastes dos óculos. Já no armazenamento, o aparelho contará com memória suficiente para guardar 500 fotos e 30 vídeos, até que você baixe-os por um aplicativo no celular e poste nas suas redes sociais.

Integração com redes sociais

O Ray-Ban Stories funcionará em união com os smartphones através do novo aplicativo Facebook View, disponível para Android e iOS. O aplicativo também será responsável pelo compartilhamento das fotos e vídeos em diferentes redes sociais, como Facebook (logicamente), Instagram, Whatsapp, Twitter, Tik Tok e até mesmo o falecido Snapchat, que já lançou seu próprio óculos inteligente, no qual o Ray-Ban Stories é inspirado, porém não obteve sucesso.

O fracasso e a insistência dos óculos inteligentes

Diferente dos relógios e pulseiras inteligentes, que dominaram o mercado e são sucesso entre o público, os óculos inteligentes seguem uma sequência de fracassos desde o lançamento do Google Glasses, em 2014, que apesar de trazer uma ideia inovadora, simplesmente não conquistou o público, por conta dos vários erros e a funcionalidade travada. Depois dele, em 2016, ainda tivemos os Spectables, do Snapchat, que gravavam vídeos de até 10 segundos e postavam automaticamente na rede social.

Apesar dos wearables, tecnologias vestíveis, serem cada vez mais populares no nosso dia a dia, os óculos inteligentes sofrem pela barreira da falta de adesão, seja por conta do preço, afinal o Ray-Ban Stories custará 299 dólares, cerca de R$1.570,00 em conversão direta, ou pelas funções limitadas que possuem, entregando sempre pouco por um alto custo.

Contudo, com o lançamento do Ray-Ban Stories, que junta uma das mais famosas marcas de óculos, e o Facebook, que leva junto o Instagram e o Whatsapp, pode ser que os óculos inteligentes finalmente consigam o seu espaço entre os aparelhos que levamos na nossa rotina. Ou será que devemos esperar a Apple pegar essa tecnologia para si e popularizá-la, assim como fez com os AirTags, pequenos chaveiros com GPS que já foram lançados por diversas empresas, mas somente a Apple conseguiu a proeza de torná-la atrativa para os consumidores?

Depois disso tudo, só nos resta esperar e torcer para os óculos inteligentes chegarem ao Brasil, planos que não estão presentes no Ray-Ban Stories por enquanto, já que foi anunciado somente para Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda e Itália.

< Pelé tem alta de CTI, mas segue tratamento em hospital de São Paulo Gabriel Medina é tricampeão Mundial de Surf <