Logo Enfoco


    Exposição

    Famoso casarão do Fonseca, em Niterói, é aberto ao público

    Centro Cultural Cauby Peixoto foi inaugurado neste sábado (22)

    Publicado 22/11/2025 às 16:01 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói
    Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói |  Foto: Divulgação

    Foi inaugurado neste sábado (22), no dia do aniversário de 452 anos de Niterói, o Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, o primeiro equipamento público cultural da Zona Norte da cidade. O casarão histórico que foi totalmente restaurado para receber exposições e espetáculos, além de oferecer salas para cursos, ensaios e reuniões de coletivos culturais, entre outros eventos.

    Durante a inauguração, o perfeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a qualidade do projeto do centro cultural.

    “É uma alegria muito grande estar aqui com cada um de vocês e inaugurar este centro cultural nos 452 anos de Niterói. Este casarão estava há 40 anos abandonado. A gente trabalhou uma concepção do projeto, que não era só restaurar a casa. Pedi um projeto que fosse mais que restauração. Que a gente pudesse ter o primeiro teatro municipal do Fonseca. Esse teatro tem 240 lugares e está lindo, com uma iluminação cênica fantástica. Queria agradecer a todos que trabalharam. O Cauby Peixoto nasceu em Niterói, passou uma parte da vida no Fonseca e ele deve estar muito feliz. A cultura é parte indissociável da cidade. Niterói é uma cidade vibrante e cultural. Esse casarão vai abrigar várias atividades e também ser um importante centro de memória sobre a Alameda São Boaventura, que vai viver uma grande transformação nos próximos anos", afirmou.

    • Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói
      Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói | Foto: Divulgação
    • Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói
      Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói | Foto: Divulgação
    • O prefeito Rodrigo Neves marcou presença na inauguração do espaço
      O prefeito Rodrigo Neves marcou presença na inauguração do espaço | Foto: Divulgação
    • Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói
      Novo Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, em Niterói | Foto: Divulgação

    O projeto do Centro Cultural Cauby Peixoto foi pensado com atenção aos detalhes: nenhuma árvore foi derrubada, vitrais centenários foram preservados e tanto o casarão quanto o prédio anexo foram adaptados para a acessibilidade. O complexo tem um teatro para 240 pessoas, salas de ensaio, ambientes multiuso e espaços dedicados à memória do niteroiense Cauby Peixoto e do Fonseca, bairro onde o cantor morou e tem grande relevância histórica para a cidade.

    "O centro cultural é um encontro especial com o povo de Niterói e com o país, que vai saber que Cauby Peixoto é daqui”, ressaltou o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano.

    Sobrinha de Cauby, Magali Velasco cuidou do acervo do cantor cedido para o centro cultural.

    Aspas da citação
    É uma emoção indescritível ver esse acervo agora disponível para toda a cidade. Cuidamos de tudo com muito zelo e hoje sentimos que ele ganha um novo sentido, ao alcançar tantas pessoas. É gratificante ver esse reconhecimento à memória e ao legado da nossa família.”
    Magali Velasco sobrinha de Cauby Peixoto
    Aspas da citação

    Três exposições

    O Centro Cultural Cauby Peixoto foi inaugurado com três exposições que dialogam com diferentes temporalidades, memórias e linguagens. “Azulejos de Memória”, mostra inaugural da Sala de Memória, constrói um mosaico afetivo da história do Fonseca por meio de fotografias, documentos, vídeos, relatos e materiais distribuídos em dez núcleos que percorrem desde as primeiras ocupações indígenas até processos de urbanização, industrialização, vida de bairro e cultura popular.

    A mostra “Cauby Peixoto: Para ser outra vez” apresenta múltiplos olhares sobre o cantor nascido em Niterói, destacando sua trajetória, estilo e performance, além de leituras contemporâneas sobre gênero, imagem e expressividade. Fotografias, registros raros e materiais curatoriais compõem uma mostra que convida o público a revisitar a presença cênica e a importância cultural de Cauby na música brasileira.

    Já a exposição “SKID” aproxima o público de pesquisas em arte contemporânea que exploram relações entre corpo, espaço urbano e memória, ampliando o diálogo do centro cultural com práticas artísticas experimentais e novas narrativas visuais.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Preso, Bolsonaro recebe medicamentos na sede da PF

    Relacionados em Entretenimento