Entretenimento
Festival de Blues em Niterói
Começa nesta quinta-feira (17) e segue até o dia 27 de maio (domingo) o Festival Tudo Blues no Teatro da UFF, em Niterói.
O festival está em sua quarta edição, e além de dar ênfase ao blues, abre espaço para outros ritmos que vieram através dele, como o jazz, rhythm’n’blues, rock, country blues, entre outros.
Serão oito dias de festival, sendo uma atração por dia e sempre de quinta a domingo, ou seja, de 17 a 20 de maio e de 24 a 27 de maio. Todos os shows serão às 20 horas.
A classificação etária é livre e os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e podem ser comprados na bilheteria do Teatro da UFF que fica na Rua Miguel de Frias, nº 9, em Icaraí, Niterói. Telefone: (21) 3674-7512.
Confira a programação completa:
Nessa edição, o festival receberá no dia 17 de maio, a banda Laranjeletric. Formada no Rio de Janeiro, a banda vem com um show focado no CD lançado no final de 2017. A Laranjeletric tem uma forte influência dos clássicos artistas da música negra norte-americana, ou seja, vai do blues ao funk, passando pelo gospel e pelo soul e com canções autorais embebecidas por estes estilos.
Dia 18, é a vez do guitarrista Daniel Cheese. Especialmente para o festival Tudo Blues, Daniel vai apresentar um pouco do seu trabalho autoral e de bandas e artistas consagrados como, Allman Brothers, Led Zeppelin, Aretha Franklin e Freddie King.
A cantora e atriz Rosa Marya Colin, é a atração do dia 19. Com mais de 50 anos de carreira e que ficou conhecida do grande público através de sua gravação da música “Califórnia Dreaming”, Rosa Marya Colin irá interpretar alguns grandes clássicos do blues. Na sua apresentação, Rosa Marya vai ter a participação especial do gaitista Jefferson Gonçalves. A combinação da sua bela voz rouca com o som da gaita dá um novo brilho e interpretação a músicas como “Precious lord”, “Ain’t got no, i got life” de Etta James, “St Louis Blues” de W.C. Handy, “Same old story” de BB King, “I put a spell on you” de Nina Simone, entre outras clássicas do R&B , do rock e do spiritual.
Fechando a primeira semana do festival Tudo Blues, dia 20, quem se apresenta é a banda Colorado Country. Será uma noite dedicada ao country blues, bluegrass e ao folk rock. A Colorado Country nasceu em Niterói (RJ) em janeiro de 1991. Formada por Tavinho Torreão (voz e violão), Tatoo (guitarra, banjo e voz), Neneco Lisboa (guitarra, violão, mandolin e voz), Raimundo Luiz (baixo) e Adriano Guimarães (Bateria), todos são pioneiros no estilo country-rock no Rio de Janeiro.
Abrindo a segunda semana, no dia 24, a atração é a EL84 Rock’n’Blues Band. Composta por músicos com mais de 30 anos de experiência na estrada do rock e do blues, e alguns com trabalhos realizados no exterior, a EL84 é uma banda que foi fundada em 2015, mas que raramente se apresenta para o público. Como cada integrante tem outros trabalhos ligados à música, acaba impedindo que a banda faça shows regularmente. A EL84 traz no repertório, clássicos do blues e do rock que vão dos anos 40 até o final dos anos 70, como músicas de Sony Boy Williamson, B.B. King, John Mayall, Jimmy Hendrix e Albert King
No sexto dia do Tudo Blues, dia 25, é a vez do guitarrista Ticão Freitas que vem com um show trazendo um pouco de jazz, blues, soul e algumas pitadas de bossa funkeada. Essa mistura de ritmos veio através dos trabalhos que Ticão Freitas realizou ao lado de grandes artistas da MPB e da música instrumental como Arthur Maia, Léo Gandelman, Ivan Lins, Sandra de Sá, Martinalia, Claudio Zoli, Vanessa da Matta e outros. Sua apresentação é um mix instrumental com composições autorais e algumas releituras de grandes artistas que o influenciaram em sua trajetória musical.
No dia 26 a banda Blues Etílicos vai mostrar o seu mais novo trabalho, EP digital 3000. O grupo, que já lançou 12 álbuns e um DVD em mais de 30 anos de carreira, é formada por Greg Wilson nos vocais e guitarra, Flávio Guimarães na gaita e vocais, Otávio Rocha na guitarra, Claudio Bedran no baixo e o novo componente da banda, Beto Werther na bateria.
Encerrando o Tudo Blues no dia 27, o palco do Teatro da UFF recebe a banda The Al Pratt Blues Session, comandada pelo músico americano Al Pratt que nasceu e cresceu numa região bem do interior dos EUA nos anos 50-60, onde seu primeiro contato com o blues foi pelo country blues de Johnny Cash e Jerry Lee Lewis. As rádios locais não tocavam música negra, e mesmo que a televisão mostrasse American Bandstand (um programa que incluía The Coasters, Chubby Checker, e outros artistas negros) o blues ficava fora do cardápio, porque não era considerado decente para os jovens do interior. Anos depois, Al Pratt mudou-se para uma cidade grande e, lá sim, ouviu B.B. King, Howlin’ Wolf, Willie Dixon, Gene Phillips, John Lee Hooker e Leadbelly e outros artistas que ele não conhecia na sua cidade natal. Essa mistura de blues com folk sempre mexia com ele e seu trabalho tem um pouco disso.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!