Primeira vez

Formiga vence timidez para comentar Copa do Mundo

‘Como se fosse a 1ª’ disse jogadora sobre ser comentarista

Formiga perdeu a timidez e entrou para o time de comentaristas da Globo
Formiga perdeu a timidez e entrou para o time de comentaristas da Globo |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
  

A jogadora Formiga, ao longo de sua carreira no futebol, disputou sete Copas do Mundo, um recorde entre os atletas brasileiros, tanto homens quanto mulheres. Sua estreia como comentarista do torneio em 2022, trouxe novamente os sentimentos de seu primeiro Mundial disputado, em 1995.

Formiga comentou seu primeiro jogo, ao lado de Paulo Nunes e o narrador Gustavo Villani, a partida foi entre Inglaterra e Irã que terminou em 6 a 2, vitória dos ingleses.

Em entrevista para o G1, ela disse que "Ainda fico nervosa. É como se estivesse jogando a primeira Copa do Mundo como atleta".

A jogadora sempre foi tímida desde criança e precisou treinar seu psicológico para conseguir falar em frente das câmeras. Formiga foi contratada neste ano para comentar seu primeiro torneio oficial, que foi a Copa América feminina, pela SporTV e também palpitava em jogos amistosos na Globo;

Agora com a Copa do Mundo, a jogadora revive o nervosismo de 95, em sua primeira Copa do Mundo, mas relembra que as emoções vividas ajudaram a trilhar o caminho no futebol. 

"O começo foi meio assustador. É tudo muito diferente do que estou habituada a fazer. Mas, com o apoio dos colegas, aos poucos fui me soltando." disse Formiga.

Miraildes Mota, ou então Formiga, nasceu em Salvador em 1978, quando o futebol era proibido para mulheres no Brasil, por ser taxado como ‘prejudicial à maternidade'. O decreto acabou em 1979, porém só em 1983 que a modalidade feminina foi regularizada no país.

Formiga relata que vê essa oportunidade de comentar a Copa do Mundo como um incentivo para que outras mulheres acreditem nos seus sonhos e também busquem ocupar seu lugar que antes era tomado por homens.

< Austrália surpreende, vence a Tunísia e segue viva na Copa Policiais são atacados após tentativa de abordagem na Zona Norte <