Entretenimento

Gonçalense representará o Rio no concurso Miss Plus Size Nacional

Gonçalense representa o Rio no concurso nacional. Foto: Arquivo Pessoal

A quarta edição do evento Miss Plus Size Nacional 2019 terá pela primeira vez concorrentes de todos os estados e a escolhida para representar o Rio de Janeiro é a moradora de São Gonçalo, Symoni Silva do Nascimento.

A gonçalense de 23 anos reside do Barro Vermelho e concorre pela primeira vez ao Nacional.

"Eu só sinto gratidão e honra. Até o primeiro concurso que foi o regional eu não tinha o menor contato com o mundo dos concursos e também não imaginava que algum dia eu poderia, ou iria participar de um. Sempre tive a minha auto estima baixa e achava que não era capaz, é muito importante mostrar a todas as meninas da minha cidade e mulheres de todo mundo que elas podem ser e chegar onde elas quiserem, independente de cor ou corpo", disse Symoni.

A candidata ainda falou sobre a relação e aceitação com o corpo e a dificuldade para comprar roupas no mercado atual da moda.

"Tudo começou na pré-adolescência, a minha família materna sempre teve a genética de ser grande e no meu meio de amizades eu era a única pessoa que pra idade era acima do peso. Havia muita dificuldade em achar roupas, porque para época um número 44/46 já era considerado grande", revela a miss.

Segundo Symoni a fase mais difícil foi na adolescência.

"Eu passei a me esconder por ter vergonha de quem eu sou e deixei de aproveitar muita coisa. Ouvia algumas críticas da minha própria família e isso me deixava mais insegura", desabafou.

Volta por cima

Estudante precisou superar criticas e preconceitos. Foto: Arquivo Pessoal
A modelo precisou superar criticas e preconceitos. Foto: Arquivo Pessoal

Superada as criticas e a insegurança a modelo revela como superou o preconceito.

"Não há sensação mais gratificante do que receber mensagens de agradecimento por tê-las ajudado de alguma forma, tudo o que eu retrato é pela experiência que eu passei e que elas podem se libertar. Estamos vivendo em tempos de desconstruções. Infelizmente ainda existem pessoas que propagam o racismo, a gordofobia e nós somos muito mais que isso e temos que ser muito maiores que elas, pelo nosso próprio bem"

relata a modelo.

Concurso

Symoni ao lado do produtor do evento Eduardo Araújo. Foto: Divulgação

Criador e produtor do evento, Eduardo Araújo, falou que pela primeira vez na história serão 29 candidatas concorrendo, sendo duas na categoria Sênior, novidade desta edição 2019.

"A novidade desta edição é a categoria de mulheres acima de 45 anos (Sênior). As 29 candidatas representando todos os estados do Brasil e Distrito Federal, 11 candidatas serão premiadas. A vencedora ganhará 5 mil reais", disse o produtor.

Eduardo também afirmou que o crescimento do concurso torna válida a visibilidade para o segmento, ao mesmo tempo que para ele é uma excelente oportunidade para quebrar as barreiras do preconceito.

“É o primeiro concurso em nível nacional. A ansiedade tanto minha quanto delas é muito grande. Vai ser uma festa de inclusão do amor próprio e da pluralidade! As únicas exigências para fazer parte do concurso é ser maior de 18 anos e vestir o manequim 44”, informou o produtor.

O Miss Plus Size Nacional 2019 acontece no próximo dia 30, ás 17h no Novohotel Rio Porto Atlântico, na Zona Portuária do Rio.

Gordofobia

Atualmente não existe uma lei que proteja pessoas contra a gordofobia, mas o ato é considerado injúria e ou crime de injúria,. Conforme art. 140 do Código Penal configura-se ofensa à dignidade ou a decoro de uma pessoa, afetando as suas características físicas e psíquicas e diretamente a integridade a moral e autoestima.

< Trilha e aventura na Serra da Tiririca neste fim de semana Descontos de até 100% nos impostos em São Gonçalo <