Entretenimento
Iemanjá será heroína nos cinemas e dará início a universo de Orixás
Se o seu sonho sempre foi ver o Brasil representado nos grandes filmes de heróis, saiba que ele pode se realizar em breve! Isso porque, nesta quarta-feira (2), a Warner Pictures anunciou oficialmente que Iemanjá ganhará um filme no estilo das produções de super-heróis, e que essa será apenas a primeira produção de um universo cinematográfico de Orixás.
Iemanjá
Iemanjá - Deusa do Oceano, título oficial da produção, mostrará a orixá ainda jovem sendo treinada por Ogum, o Deus da Guerra, e aprendendo a lidar com seus poderes para enfrentar Iansã, Deusa das tempestades. A direção do projeto conta com Carlos Saldanha, responsável por animações de sucesso, como Rio (2011) e A Era do Gelo (2002). Além disso, o brasileiro ainda colhe os frutos do seu último sucesso, a série Cidade Invisível (2021), disponível na Netflix, com a história do nosso folclore, trazendo personagens icônicos, entre eles o Saci, Cuca e Iara.
Grandes nomes
Além de Carlos Saldanha, o projeto também conta com a participação da Camila Pitanga, como produtora executiva, e Ivan Reis, quadrinista da DC Comics, famoso por suas participações em histórias como Mulher-Maravilha, Superman e Liga da Justiça. Iemanjá - A Deusa do Oceano ficará sob a responsabilidade da Ventre Studios, juntamente com a Warner Bros, e contará com a contribuição de Renato Nogueira, escritor, pesquisador e professor da Univesidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), especialista de estudos afro-brasileiros e indígenas, que fará o possível para deixar a produção mais fiel e respeitosa possível a história da orixá.
Warner
Apesar de todas as expectativas e pessoas extremamente capazes envolvidas na produção, os fãs de filmes de heróis (eu incluso) estão um pouco preocupados, já que a Warner Bros. tem um história um tanto complicada com universos cinematográficos, uma vez que os filmes da DC Comics no cinema sofrem uma desorganização terrível, por conta dos pitacos que a empresa dá nas produções, podando a liberdade criativa de seus diretores. Entretanto, apesar das divergências sobre o Universo Cinematográfico da DC, a Warner já se mostrou extremamente eficiente em animações, fazendo verdadeiras obras primas completamente maduras e que fazem jus aos heróis que representam.
Orixás nos quadrinhos
Em 2019, o quadrinista baiano Hugo Canuto lançou a história em quadrinhos Conto dos Orixás, em que retratou nas 120 páginas de sua revista a história dos deuses africanos. Na época, o projeto conseguiu ser publicado graças a contribuição de fãs, através de um site de vaquinha online, que conseguiu arrecadar cerca de R$144 mil, um valor muito acima da meta de R$20 mil almejada.
Assim como Conto dos Orixás, o novo projeto da Warner não deseja focar no âmbito religioso da história dos deuses, mas sim nas suas histórias e feitos, fazendo com que mais pessoas conheçam esses personagens e assim o preconceito contra religiões de matrizes africanas seja combatido.
Portanto, vamos torcer para Iemanjá - Deusa do Oceano seja respeitoso, fiel e uma excelente obra, além de fazer o sucesso que merece e, assim, termos um Universo Cinematográfico Orixá consistente o suficiente para vermos muitos outros filmes no mesmo estilo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!