Pronunciamento

Influenciadora Karen Bachini revela ser intersexo; entenda condição

Mulher não produz hormônios femininos

Declaração foi publicada no canal do Youtube de Karen
Declaração foi publicada no canal do Youtube de Karen |  Foto: Reprodução / Youtube
 

A influenciadora Karen Bachini publicou um vídeo em seu canal do Youtube revelando que é intersexo, na noite desta terça-feira (21). Segundo a famosa, mesmo com genitais e órgãos internos feminino, ela não consegue produzir hormônios de mulher. 

Quando tinha 18 anos, Karen buscou ajuda médica ao perceber algumas coisas fora do padrão, como o fato de ter um ovário muito pequeno e não possuir glândula mamária. Na época, ela recebeu o diagnóstico de menopausa precoce.

"Foi me dito que eu tinha menstruado em alguma parte da minha vida e entrei na menopausa. Mas eu sempre achei isso muito estranho porque, se eu tivesse menstruado, eu saberia", disse.

A influenciadora precisou passar por uma harmonização feminina, com pílula anticoncepcional, sem saber do que se tratava ao certo. 

"Eu sempre tive todas essas dúvidas. E eu pensava: 'e se eu tomasse o hormônio masculino, o que vai acontecer comigo?'. Essas respostas eu nunca pude ter, porque naquela época ninguém sabia o que estava acontecendo", relembrou.

Segundo a famosa, ela só entrou na puberdade após fazer o uso dos hormônios. Ela chegou a parar de tomar os remédios por um tempo, e notou as mudanças logo após.

"Quando eu voltei com os hormônios femininos, eu voltei com as características femininas. Mas eu ter as características femininas, depende somente de eu tomar os hormônios femininos. Se eu paro de tomar, eu perco essas características", declarou.

Entenda o termo

Intersexo trata-se de variações biológicas naturais do corpo. Essa característica pode ser percebida em algumas pessoas ainda na infância, e em outras só na puberdade. Antigamente, pessoas intersexos eram conhecidas como hermafroditas, mas hoje em dia esse termo caiu em desuso. 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 0,05% e 1,7% da população mundial nasce com características intersexo. Destas, 3,5 milhões são brasileiro. 

As pessoas intersexo podem sofrer alterações hormonais, como ter o corpo fisicamente feminino, mas o código genético ser XY, ou seja, feminino e masculino. 

< Passageiros gravaram tiros em ônibus na Zona Norte do Rio; veja Polícia prende 89 pessoas em operação para coibir roubo na Baixada <