Entretenimento
Instagram terá seu próprio Onlyfans e você precisa saber o que vai mudar
Durante o auge da pandemia, em meados de 2020, o site Onlyfans conquistou milhares de novos usuários pela possibilidade de ganhar um dinheiro extra vendendo conteúdos exclusivos, podendo ser erótico ou não. Com isso, o site, criado em 2016, chamou a atenção não somente de consumidores do conteúdo, mas também de outras empresas, que buscam reter o máximo possível da atenção de seu público, incluindo o Instagram.
A rede social, que faz parte do conglomerado do Zuckerberg, já possui certa fama de copiar ferramentas de outros aplicativos resultando no fim da concorrência. Com esse novo destaque que o Onlyfans vem ganhando, logicamente, o Instagram já começou testes para se assemelhar ao site.
Inscrição
Na última semana, o Instagram anunciou que está testando uma nova ferramenta: a inscrição em perfis! Com isso, o aplicativo irá permitir que os seguidores tenham conteúdos exclusivos dos seus influenciadores favoritos, se pagarem um valor a mais por isso.
Inicialmente, o valor da inscrição poderá ser de 1 a 100 dólares, sendo determinado pelo próprio criador de conteúdo e dará acesso a stories e lives somente para assinantes, além de ganharem um símbolo que os diferenciarão dos demais seguidores, fazendo com que o influenciador consiga identificar facilmente quem faz parte desses 'VIPs'.
Apesar do Instagram divulgar essa nova ferramenta com o discurso de identificação e proximidade com o público, o aplicativo visa o lucro, atraindo os influenciadores a criarem mais conteúdo exclusivo para a rede social, tirando o foco deles do Youtube e TikTok (atualmente maior concorrente do aplicativo, o qual ele já roubou a ferramenta de reels e remixar vídeos).
Instagram, o novo Onlyfans?
Com a possibilidade de cobrar por um conteúdo exclusivo, logicamente os criadores de conteúdo adulto enxergaram uma oportunidade de centralizar todos os seus produtos em uma só plataforma. Afinal, muitos deles já usam isso de forma manual ao adicionar seguidores nos 'melhores amigos' do Instagram. Claro que tudo isso dependerá das normas que a rede social vai utilizar, se permitirá conteúdos explícitos ou não. Atualmente a plataforma exclui qualquer material inadequado para menores, mas somente se houver denúncia, inclusive se estiver somente nos 'melhores amigos'.
No mais, a principal função da nova ferramenta é correr atrás do atraso quando se trata de monetização, já que a plataforma é uma das poucas que ainda não possui nenhuma forma de gerar renda para influenciadores, funcionando apenas como uma vitrine, onde criadores de conteúdo mostram o portfólio e empresas entram em contato diretamente com eles, gerando assim parcerias.
O sucesso da nova ferramenta, no entanto, ainda depende dos assinantes e do tipo de conteúdo exclusivo que será liberado pelos influenciadores, já que ninguém vai pagar por algo que já tem acesso gratuito, exigindo assim uma reinvenção por parte dos criadores de conteúdo que quiserem disponibilizar algo exclusivo para assinantes.
A nova ferramenta ainda está em testes com influenciadores nos Estados Unidos, mas o Instagram promete que logo será disponibilizada para todos os seus usuários. E aí, pagaria para ver o conteúdo de seu influenciador favorito?
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!