Entretenimento

Jogos do Xbox em qualquer lugar: xCloud chega oficialmente ao Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=AHXoPqP68cE
Serviço de streaming de games está oficialmente disponível para o Brasil. Vídeo: Divulgação

Já pensou em jogar seus games do console em qualquer lugar? Em qualquer aparelho conectado à internet, como smartphones e tablets? Isso acaba de se tornar uma realidade para os brasileiros, já que o Xbox Cloud Gaming, serviço de streaming de games da subsidiária da Microsoft, está oficialmente disponível para o Brasil.

Lançado em diversos outros locais, o novo serviço chega ao Brasil nesta quinta-feira (30), às 15h, com nada mais, nada menos do que 100 jogos incluídos na biblioteca.

O que é o xCloud?

O Xbox Cloud Gaming, chamado também de xCloud, é um serviço no qual permitirá que usuário, que possui uma assinatura no Xbox Gamepass, jogue determinados games de sua biblioteca, sem precisar do console. Para isso, o XCloud utilizará o smartphone, tablets ou PCs, independente do sistema operacional deles.

O mais interessante do serviço é que não há necessidade de um aparelho de última geração, já que todo processamento do jogo ocorrerá nos servidores da Microsoft, fazendo com que o celular ou tablet somente reproduza o jogo, respondendo os comandos feitos no próprio aparelho. Claro que para isso ocorrer com perfeição, é necessário uma boa internet, por isso a Microsoft aconselha a velocidade mínima 10Mbps de internet, caso contrário pode haver travamentos nos jogos ou atraso no tempo de respostas.

Simplificando toda explicação: o xCloud é como se fosse uma Netflix, porém com você interagindo com ela em tempo real, sem a necessidade da instalação dos jogos no seu aparelho.

Como jogar?

Imagem ilustrativa da imagem Jogos do Xbox em qualquer lugar: xCloud chega oficialmente ao Brasil
Para jogar, será necessário somente o aplicativo do Xbox Gamepass. Foto: Divulgação / Xbox

Para ter acesso ao xCloud é bem simples, sem a necessidade de baixar nenhum novo programa ou aplicativo, podendo executar tudo diretamente do navegador, em caso de notebooks e PCs. Basta que você tenha instalado e seja assinante do Xbox Gamepass, que custa R$45 no Brasil, escolher um dos jogos que possui o ícone do Xbox Gaming Cloud e pronto! Está preparado para começar a jogatinha!

É importante destacar que o jogador poderá interagir com os outros usuários, independente da plataforma, ou seja, alguém que está no celular será capaz de jogar com pessoas de console, PC ou tablet, sem nenhuma diferença no jogo.

Morte dos consoles e futuro dos jogos

Com o lançamento, várias pessoas questionam, e até mesmo afirmam, que a empresa está destruindo seus próprios consoles, ao não precisar mais deles para jogar os games, porém a própria Xbox afirma que o xCloud não afetará negativamente os consoles, mas será um complemento deles, tornando os jogos mais acessíveis e com experiências diversificadas, mas que se complementam.

Outra questão pertinente é se o "streaming de jogos" será o futuro, uma vez que não é somente a Xbox que tem investido nos jogos nas nuvens, pois o Nintendo Switch, único console portátil do mercado atualmente, e portanto com hardware mais básico, também tem lançado jogos nessa modalidade, como Control e Marvel's Avengers. No caso do videogame da Nintendo, esse recurso é a saída perfeita para que o aparelho tenha acesso a jogos mais pesados, que não seriam capazes de serem instalados e processados pelo próprio aparelho.

Mais um ponto interessante é que, apesar de, inicialmente, ainda não estar disponível para consoles das gerações passadas, como Xbox One e One S, é possível que o serviço chegue a eles, fazendo com que os videogames mais antigos reproduzam jogos exclusivos da nova geração, sem a necessidade de adquirí-la, porém com o revés de ficarem somente em HD, não alcançando os 4K e 120hz que os novos Xbox oferecem.

Portanto, a Xbox, que já é apontada como uma das melhores empresas de jogos em questão de serviços, dá mais um passo para a sua extrema popularização, atraindo muito mais consumidores para o seu lado. Além disso, também entra, de certa forma, no mercado de portáteis, uma vez que agora os jogos estarão a um clique (e uma internet boa) de distância, sendo levados a qualquer lugar.

< Baleado durante retirada de barricadas no Jardim Catarina Ataque a PM termina com um baleado na Nova Grécia, em SG <