Decisão

José de Abreu terá que indenizar Carlos Vereza após ofensas

Ator chamou Vereza de 'sem caráter', 'esclerosado' e 'fascista'

A controvérsia teve início em janeiro de 2020
A controvérsia teve início em janeiro de 2020 |  Foto: Reprodução
 

O ator José de Abreu, de 77 anos, recebeu uma sentença que o obriga a indenizar o também ator Carlos Vereza, de 84 anos, em R$ 35 mil reais. A informação foi divulgada por Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

A controvérsia teve início em janeiro de 2020, quando José de Abreu publicou mensagens no Twitter, atualmente chamado de X, nas quais chamou Vereza de "sem caráter", "esclerosado" e "fascista". Além disso, José de Abreu acusou o colega de agredir uma atriz com uma bengala durante a novela "Corpo Dourado".

Carlos Vereza alegou na ação que as publicações de José de Abreu feriram sua honra e solicitou uma indenização por danos morais, além de uma retratação pública por parte de José de Abreu.

O autor das postagens defendeu seu direito à liberdade de expressão, argumentando que suas declarações eram "cobranças democráticas".

A juíza Flávia Viveiros de Castro julgou procedente a ação movida por Vereza, afirmando em sua decisão: "Da leitura das postagens realizadas pelo réu não se retira nenhum conteúdo crítico, informativo ou em manifestação democrática, mas sim com a intenção única de ofender o autor por pensar diferente dele, o que evidentemente ultrapassa o seu direito à liberdade de expressão".

José de Abreu foi condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 35 mil por danos morais, com correção monetária e juros a partir da sentença, e a fazer uma retratação pública na mesma rede social em que ocorreram as ofensas.

< Poste prestes a cair assusta moradores em bairro de Niterói Fãs apostam em romance entre Bruna Marquezine e Lewis Hamilton <