Entretenimento

Maricá lança pacote de incentivo para audiovisual

Cerimônia aconteceu no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro de Maricá. Foto: Karin Cruz

Com a promessa de transformar o município em polo de audiovisual, foi lançado nesta quinta-feira (23) o programa ‘Maricá Filmes’. A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no Cinema Público Municipal Henfil, no centro da cidade.

O evento contou com a presença de nomes como os atores e cineastas Antônio Pitanga e Flávio Tambellini, o ator Rocco Pitanga, entre outros artistas que fomentam a cultura.

De acordo com o secretário municipal de Cultura Sady Bianchin, o projeto contará com três frentes:

  • Construção de políticas de editais para fomento audiovisual
  • Lançamento serviço de streaming próprio
  • Criação de escola de cinema

“O Maricá Filmes tem o sentido de organizar e criar um protocolo local para que toda produção possa ser bem absorvida e tenha retorno para a cidade. Estamos abrindo 19 cursos com mais de 1.500 inscritos. Os alunos selecionados já estão tendo aulas com grandes profissionais e professores”

Sady Bianchin, secretário de Cultura

Streaming

cinema
O evento contou com a presença dos atores e cineastas Antânio Pitanga e Flávio Tambellini e do ator Rocco Pitanga. Foto: Karina Cruz

Maricá contará com um serviço de streaming em parceria com a Tambellini Filmes. De acordo com o diretor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Ictim) Celso Pansera, a plataforma tem até 12 meses para ser lançada e já conta com mais de 680 filmes à disposição.

O serviço estará disponível não somente para produções locais, mas também para conteúdos feitos em outras cidades.

“Toda a produção local, os artistas locais terão espaço de geração de conteúdo e renda dentro dessa plataforma”, garante o secretário.

A cidade também irá receber um estúdio para a produção de conteúdo via web, que ficará ao lado do Cinema Municipal Henfil.

Filme Malês

audiovisual
O filme Malês está sendo gravado em diversos locais da cidade. Foto: Karina Cruz

Além do ator Rocco Pitanga, o evento contou com a presença de parte do elenco do filme Malês, em produção na cidade. O projeto dos cineastas Antônio Pitanga e Flávio Tambellini, é inspirado na Revolta dos Malês, que ocorreu na Brasil em 1835. O movimento é conhecido por ter sido a maior revolta de escravos da história brasileira.

“Malês é a minha oportunidade de colocar nas vitrines uma história brasileira. É a oportunidade que estou tendo de contar uma história que o Brasil desconhece, a história da comunidade negra.”

Antônio Pitanga

A produção que conta com cerca de 200 pessoas na equipe, tem alunos do curso de audiovisual da cidade e está sendo gravada em diversos locais do município como a Fazenda Niemeyer, a Aldeia Indígena Mata Verde Bonita e a Cachoeira do Espraiado. Ainda não foi divulgada a data para o lançamento do filme.

< Botafogo perde para o CSA e quebra sequência de vitórias na Série B Adolescente apreendido por associação ao tráfico em Niterói <