Entretenimento
Microsoft apresenta Windows 11 de olho nos gamers
Mesmo depois de falar diversas vezes que o Windows 10 seria o último sistema operacional lançado, tendo apenas atualizações frequentes, a Microsoft mudou de ideia e decidiu apresentar uma nova versão do Windows. O upgrade virá com novas funções, design minimalista e a proposta de ter conectividade com qualquer aparelho, uma clara resposta ao sistema da Apple, seu principal e único concorrente.
O anúncio de Windows 11 começou conturbado desde que o sistema operacional vazou para download na semana passada, fazendo com que todo mistério e surpresa sobre a atualização fosse extinguido, ainda assim, a empresa manteve a sua apresentação para esta quinta-feira (24). O evento virtual também passou por problemas, como constantes travamentos no site oficial e a não exibição das prometidas legendas em diversos idiomas.
Como alterações mais radicais no sistema, temos a mudança da posição do clássico menu "Iniciar", que sai do canto inferior esquerdo e vai para o centro da tela, dando espaço nas laterais para uso de widgets (aplicações escolhidas pelo usuário). Além disso, o Windows 11 aposta em um visual mais minimalista, com novos ícones, fundo translúcido e bordas arredondadas, parecidas com as do MacOS, sistema operacional da Apple.
Microsoft Store
Outra novidade implementada no novo Windows são as ferramentas de produtividades contidas nele, como maior opção de divisão de tela, com vários perfis predefinidos, e uma compatibilidade nativa com aplicativos Android, trazendo uma interação completa com os smartphones que utilizam o sistema. Ademais, a empresa atualizou a antiquada Microsoft Store, loja virtual que sempre foi muito criticada pelo visual defasado e má otimização.
Gamer
Porém, não só de beleza e produtividade é feito o Windows 11, pois a empresa pensou também nos gamers, trazendo vários recursos que irão melhorar a jogatina dos seus usuários. O primeiro deles é a otimização gráfica dos jogos, em que o próprio sistema operacional suportará um HDR automático e um carregamento muito mais rápido, reduzindo os entediantes loadings presentes nos games. Além de tudo, o novo Windows terá o Xbox Gamepass para PC, um serviço muito popular nos consoles Xbox, em que o cliente paga um valor mensal e tem direito a jogar qualquer um dos mais de 100 jogos disponíveis no catálogo do serviço.
Ao ver todas essas novidades, é normal ficar animado para atualizar o seu computador, porém ainda vai demorar um pouco, já que, mesmo vazado, a Microsoft informou que o sistema operacional chegará gratuitamente aos usuários somente daqui a alguns meses, mas ainda nesse ano (2021).
Jonny Sales é aficionado pelo mundo nerd, que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos, ou em suas redes sociais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!