Entretenimento

Microsoft, dona de tudo?! Activision Blizzard é comprada pela gigante

Imagem ilustrativa da imagem Microsoft, dona de tudo?! Activision Blizzard é comprada pela gigante
A compra da Activision Blizzard custou 70 bilhões de doláres para a Microsoft. Foto: Microsoft/Divulgação

A Microsoft não está para brincadeira! Nos últimos anos, a empresa tem investido pesado na sua partição de games, a Xbox. Não somente com novos consoles, ao desenvolver e lançar os Xbox Series S/X, mas também adquirindo diversas produtoras de jogos, dominando grande parte do mercado. Nessas várias ondas de compras, a Xbox já adquiriu a Bethesda, gigante responsável por games como Skyrim e Doom e nesta terça-feira (18) foi divulgado o processo incial de compra da Activision Blizzard, em uma transação multimilionária.

A aquisição da Activision Blizzard custou nada mais, nada menos que 70 bilhões de dólares para a Microsoft, valor dez vezes maior que a empresa pagou na Bethesda, que saiu por cerca de US$ 7,5 bilhões. Vale lembrar que a Activision Blizzard é responsável por Call of Duty, Warcraft, Candy Crush, Tony Hawk, Diablo, Overwatch, Spyro, Hearthstone, Guitar Hero, Crash Bandicoot e StarCraft, enriquecendo ainda mais o catálogo de jogos da Xbox.

Polêmicas na Blizzard

Para os fãs de jogos da Blizzard, a compra da empresa é uma esperança de que os jogos que estão em desenvolvimento finalmente sejam lançados, uma vez que a empresa passa por sérios problemas, envolvendo acusações de abuso sexual, machismo, sexismo e a nutrição de um ambiente completamente tóxico, que inclusive teria resultado no suicídio de uma das funcionárias. Com tantos problemas, jogos como Overwatch 2 e Diablo 4, esperados há pelo menos três anos, estão completamente atrasados e correndo riscos de serem cancelados.

Entretanto, a compra da Blizzard pela Xbox abre a possibilidade de mudança na liderança, fazendo com que os responsáveis pelos abusos sejam demitidos e, assim, os jogos voltem a ser desenvolvidos sem os entraves legais que impedem o seu avanço atualmente.

Futuro

Em seu comunicado oficial, a Xbox deixa claro que irá disponibilizar o máximo de jogos possíveis no Xbox Gamepass, serviço de assinatura da Microsoft, além de comemorar os 25 milhões de assinantes. Além disso, a empresa também visa lançar jogos exclusivos da Activision Blizzard para Xbox, algo que preocupa os consumidores de Playstation, uma vez que Call Of Duty, um dos jogos de maior sucesso da Activision é também um dos games mais vendidos na plataforma da Sony.

Porém, representantes da Blizzard já se pronunciaram e explicitaram que mantém o interesse de produzir jogos para as demais plataformas, afinal, dessa maneira a empresa não deixa de perder dinheiro (e a Xbox precisa reaver os 70 bilhões de dólares gastas na compra).

Reação da internet

Com uma notícia tão bombástica no mundo dos games, a internet reagiu com bom humor a essa compra:

https://twitter.com/felipegoldenb/status/1483437295130886146
Internautas fazem piada com a compra da Blizzard. Foto: Redes Sociais
https://twitter.com/wubonon/status/1483436716459446273
Fãs de jogos da Blizzard comemoram a compra e possível salvamento de jogos em desenvolvimento. Foto: Rede Social
https://twitter.com/nuuvem/status/1483455539094949898
Internautas comparam Magalu com Microsoft pelas suas compras. Foto: Redes Sociais

< Preço de ingressos para a estreia do Campeonato Carioca assusta torcedores do Botafogo Inscrições para Sisu e Prouni começam em fevereiro <