Retorno
‘Mina de São Gonçalo’: MCs das antigas fazem parceria com Buchecha
Ronny e Sargento voltam com sucesso sobre as mulheres
Depois de agitarem os "bailes da galera" com o movimento do "funk da antiga", a dupla Ronny e Sargento está oficialmente de volta. Moradora de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, a dupla se junta agora a Buchecha, outro "cria" do funk da cidade, para lançar o hit "Mina de São Gonça".
A nova música celebra a beleza e o gingado da mulher gonçalense, destacando sua presença em diversos pontos da cidade, desde a "Batalha do Tanque", na Praça dos Ex-Combatentes, no Patronato, até os bailes funks mais badalados. O rolê termina, naturalmente, com um show no "tamborzão", no qual a batida contagiante não deixa ninguém parado.
Em entrevista ao ENFOCO, Buchecha destacou a importância da parceria com Ronny e Sargento, e comparou a relevância da dupla com a sua própria trajetória ao lado do saudoso Claudinho.
Considero a dupla Ronny e Sargento tão importante quanto eu e Claudinho, além de outros MCs e artistas de São Gonçalo
Ele também elogiou a dupla, e reconhece sua trajetória e talento: "Eles têm vários hits e são talentosíssimos. A gente se conhece de longa data, mas nunca tínhamos gravado juntos. Agora estamos reunidos nesse projeto que é 'Mina de São Gonça', exaltando nosso povo, nossa cultura e nosso município, como sempre fizemos. Os caras são sucesso”.
Ronny e Sargento, que já se apresentavam juntos há algum tempo, retomaram oficialmente a carreira em 2023, com o apoio do empresário Elton Madureira. Desde então, lançaram hits em colaboração com DJ Marlboro e Furacão 2000, consolidando seu retorno ao cenário do funk carioca.
Ao ENFOCO, Ronny ressaltou a importância da nova música: "A 'Mina de São Gonça' foi feita para homenagear a mulher gonçalense e valorizar a cultura do funk local".
Essa ideia surgiu de uma conversa entre mim e Buchecha, pois vimos a necessidade de valorizar as mulheres pretas, guerreiras e trabalhadoras. Nosso foco não é nas popozudas, mas nas mulheres simples.
Sobre a experiência de gravar o videoclipe ao lado de Buchecha, Ronny expressou sua emoção: "Foi uma emoção trabalhar com um 'cara' que sou fã, um sentimento de alegria e amor à arte".
Ele enfatizou a mensagem de superação, força de vontade, fé e esperança transmitida pela música. "Ninguém jamais deve desistir dos seus sonhos. Uma dupla de 1996 fazer sucesso em 2024 é uma dádiva de Deus. Cantamos para a geração dos anos 90, 2000, 2010 e agora 2020", contou o MC.
Ronny também comentou sobre a influência de São Gonçalo e Niterói em seu trabalho. "Niterói e São Gonçalo são cidades irmãs, onde suas histórias se fundem em uma só. Bailes, amizades, família – a cultura do funk de São Gonçalo sempre foi valorizada em Niterói, e vice-versa, com DJs, MCs e equipes de som."
Produzida por Robson Leandro e Isac DJ, "Mina de São Gonça" já está disponível nas plataformas digitais, e o videoclipe pode ser conferido no YouTube. A união de Ronny e Sargento com Buchecha promete não só resgatar a essência do funk da antiga, mas também reforçar o orgulho e a cultura de São Gonçalo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!