Representatividade

Mostra ressalta importância da diversidade na produção audiovisual

2ª edição acontece em formato híbrido, online e presencial

Lançamento da Mostra de Cinema Ifé
Lançamento da Mostra de Cinema Ifé |  Foto: Divulgação
 

Chegou a Niterói a Mostra de Cinema IFÉ, com programação na cidade e também no Rio. Objetivo é valorizar a diversidade da produção cinematográfica brasileira, através da disseminação dos trabalhos desenvolvidos por realizadores negros, indígenas e LGBTQIA+ no país nos últimos anos, além de aprofundar o debate em torno de elementos teóricos e técnicos que constituem produções audiovisuais. 

A programação apresenta 20 obras audiovisuais de distintos gêneros e formatos, debates online com os realizadores, painéis formativos, seminários e happy hour. Ao lado da produtora cultural, Ana Beatriz Silva, a cinesta Mariana Campos, assina a direção desta segunda edição com curadoria de Anti Ribeiro, Fabio Rodrigues Filho e Milena Manfredini. No virtual, as exibições se estendem até o dia 5. 

A primeira edição aconteceu online em virtude da pandemia de Covid-19, e com isso o grupo tomou fôlego para trazer à tona a pluralidade da indústria do cinema. Mariana explica que a ideia da mostra surgiu do interesse de unir durante um período em um local, obras audiovisuais de realizadores e coletivos negros e indígenas, com o recorte de gênero e sexualidade, fomentando assim, um cenário de produções de estéticas, linguagens e narrativas singulares que contribuam, fortaleçam e renovem a área do audiovisual brasileiro.

"Nosso intuito é disseminar novas narrativas, diversificar o debate acerca da cadeia produtiva do audiovisual, visibilizar corpos e vozes que são sistematicamente silenciados, e promover encontros entre realizadores e o público em geral. Através das exibições dos filmes e das atividades formativas, queremos garantir um espaço crítico, diverso e fomentador de novas produções”, disse.

A cineasta Mariana Campos e a produtora cultural Ana Beatriz Silva
A cineasta Mariana Campos e a produtora cultural Ana Beatriz Silva |  Foto: Divulgação
 

Ainda de acordo com a cineasta, frente a um país enraizado na homofobia, machismo e estruturado no racismo desde a era colonial, a execução deste trabalho vai na contramão do sistema discriminatório e desigual que impera no Brasil ao longo dos séculos. “Promover espaços de problematização e desconstrução de estereótipos e preconceitos no cenário do audiovisual contemporâneo, é o que queremos”, pontuou Mariana.

Para a produtora cultural Ana Beatriz, é fundamental a realização da Mostra para o conhecimento das imagens produzidas por cineastas negros e indígenas. “É um meio de descolonizar o pensamento sobre o cinema e ampliar o repertório de representações sobre a pluralidade presente nas experiências de subjetivação no fazer cinema, a partir de um discurso produzido por cineastas dissidentes. Além disso, vivemos um momento do boom da retomada das atividades culturais e propor um espaço de troca, formação e circulação de produções audiovisuais negras e indígenas LGBTQIA+ é tentar garantir diversidade de conteúdo. Que o público possa ter acesso a uma programação diversa e inclusiva”, concluiu. 

SERVIÇO

2ª Mostra de Cinema IFÉ

Data: De 31 de maio a 05 de junho de 2022

Gratuito

Niterói: Sala Nelson Pereira dos Santos

 Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói.

Classificação livre

Rio de Janeiro: Cinema Nosso

Rua do Rezende, 80 - Lapa/Centro, Rio de Janeiro

Classificação livre

Online:

Data: 03/06 a 05/06

https://mostraife.com.br/

Programação:

20 obras audiovisuais de distintos gêneros e formatos

Debates online com realizadores

04 Painéis Formativos

03 Seminários

02 Oficinas de Audiovisual

< Tiroteio em Niterói volta a causar medo na população 'Deise do Tombo' lamenta morte dona Paula, vítima de câncer <