Viva o Hip Hop

Movimento Hip Hop de Niterói ganha força e visibilidade

Lei entrou em vigor na última segunda-feira

Movimento Hip Hop de Niterói em ação nas ruas da cidade
Movimento Hip Hop de Niterói em ação nas ruas da cidade |  Foto: Divulgação
  

Um dos movimentos culturais mais presentes nas cidades, o Hip Hop, ganhou mais força em Niterói. Foi sancionada a lei de Incentivo ao desenvolvimento do movimento cultural Hip Hop Niteroiense e todas as suas manifestações artísticas como breaking, grafite, rap, MC e DJ.

A lei de Nº 3702, de autoria da vereadora Verônica Lima, tem como objetivo fomentar e incentivar a produção artística, promover e difundir a cultura do Hip Hop para fortalecer e também evitar sua marginalização, promover o desenvolvimento socioeconômico e territorial na cidade, além de disponibilizar aparelhos culturais e promover a ocupação de espaços públicos.

Além disso, o dia 12 de novembro será incluído no calendário oficial de eventos e datas comemorativas, como o Dia Municipal da Cultura Hip Hop Niteroiense e os Mestres de Cerimônias (MC's) e os Disc Jockeys (DJ's), rappers, dançarinos, e grafiteiros, serão reconhecidos como elementos artísticos fundamentais para a prática cultural do Movimento.

Promover a articulação permanente entre produtores, artistas, representantes de coletivos culturais e demais participantes do movimento foi a proposta que a vereadora queria trazer para debate ao criar a lei, além de fazer parte da resistência contar as histórias através da músicas e artes, mantendo vivo o legado de quem veio antes de nós.

"A arte é uma plataforma fundamental para o povo negro contar suas histórias, muitas vezes silenciadas. O hip hop cumpre um papel de trazer à luz as experiências da juventude negra, tão marginalizada no nosso país. É um estilo de vida que garante uma oportunidade de transformar a realidade. Além disso, homenageamos a companheira Mel Gomes, produtora cultural que dedicou sua vida à promoção do Hip Hop e defesa da cultura da nossa cidade e país. Viva a luta do povo negro!", diz Verônica.

< Delegada de milhões: Adriana Belém é presa no Rio Racha após saída de boate causa acidente e deixa dois mortos <