Entretenimento

Museus do Rio fechados por três semanas

museu, amanhã, rio, flexibilização, prefeitura
Decisão foi tomada por três museus. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

O Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR), localizados na praça Mauá, e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Flamengo, fecharão as portas ao público por três semanas, a partir desta segunda-feira (22).

Uma nota conjunta assinada pelos diretores dos três museus foi publicada nas redes sociais na noite deste sábado (20), e afirma que a medida busca preservar a saúde dos colaboradores e do público. As atividades neste período serão remotas.

"Nos últimos dias, assistimos à vertiginosa escalada do número de casos da doença e ao iminente colapso do sistema de saúde, tanto público quanto privado, enquanto o programa de imunização segue ao ritmo de conta-gotas, pela conhecida escassez nacional de vacinas. O momento exige coragem e bom senso. Entendemos que medidas drásticas de fechamento não deveriam ser atitudes isoladas, mas sim coordenadas pela autoridade pública. Entretanto, como instituições culturais com responsabilidade pública e social, que prezam o conhecimento, a ciência e a vida, não podemos nos omitir de tomar as decisões que nos parecem corretas e necessárias neste grave momento da história do país", diz a nota.

Ricardo Piquet, Diretor presidente do Museu do Amanhã; Fabio Szwarcwald, Diretor executivo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; e Raphael Callou, Diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil, Museu de Arte do Rio, assinaram a nota.

Agência Brasil

< Escaladores são resgatados do Costão de Itacoatiara Vou de táxi: polícia frustra passeio do crime em Niterói <