Entretenimento

Não Olhe Para Cima: a comédia sobre negacionismo que não tem graça

https://www.youtube.com/watch?v=c1nToClX_3w

A internet está em polvorosa desde o lançamento de Não Olhe Para Cima, novo filme original da Netflix que possui um elenco incrivelmente diverso e premiado. O longa metragem estreou na plataforma em 24 de dezembro e já conquistou o primeiro lugar entre os mais vistos e comentados da plataforma de streaming.

O filme conta a história de uma dupla de cientistas, interpretados por Leonardo Di Caprio e Jennifer Lawrence, os quais descobrem que um enorme cometa está vindo em direção à Terra, colocando um prazo para a existência do planeta e de toda a humanidade. Com isso, os dois precisam convencer a Presidente dos Estados Unidos e a mídia de que a ameaça é real. No filme, contamos com outras grandes estrelas, tais quais Meryl Streep, Ariana Grande, Jonah Hill, Cate Blanchett, entre outros.

Para começar, um dos maiores destaques da produção, sem dúvidas, é o seu grande elenco, em que todas as atuações são absolutamente perfeitas, cada um dando um verdadeiro espetáculo no seu tempo de tela, sendo impossível definir quem é o melhor entre eles, já que as atuações são inigualáveis. Porém, o roteiro parece não acompanhar a genialidade dos atores, uma vez que a primeira metade do filme é bastante lenta e somente no segundo ato da produção que ela ganha um ritmo mais dinâmico e arranca algumas poucas gargalhadas.

Porém, Não Olhe Para Cima definitivamente não se encaixa em um filme de comédia. Apesar de ser uma sátira da vida real, inspirada em fatos do governo Trump durante a pandemia de Covid-19, o longa traz uma reflexão gigantesca sobre a responsabilidade política e da mídia na tomada de decisões acertivas diante de uma crise, e como tudo isso é completamente ignorado quando outros interesses estão em jogo.

Não Olhe Para Cima no Brasil

A produção, que tem conquistado todo o mundo, mais pela sua retratação da realidade do que pelas suas piadas, está tendo maior repercussão no Brasil, fazendo com que os internautas façam comparações do filme com a governo Bolsonaro.

https://twitter.com/canatovitor/status/1474970181378228230
Internautas fazem comparações de personalidades brasileiras com personagens do filme. Foto: Redes sociais
https://twitter.com/Lugaolugaolugao/status/1474438536569008130
Espectadores comparam realidade com ficção. Foto: Rede Social

Assim, Não Olhe Para Cima, catalogado como uma comédia, definitivamente não cumpre o papel de ser um filme engraçado, mas isso não faz dele uma produção ruim, muito pelo contrário, é de extrema qualidade e atinge os seus expectadores, tanto de forma positiva ou negativa, dependendo da posição política de quem está assistindo. Dessa forma, o filme tem tudo para seguir sendo um dos filmes mais debatidos, por um longo tempo, pela internet, entrando na luta política e ideológica que está sempre presente nas redes sociais.

Não Olhe Para Cima estreou em 24 de dezembro e está disponível na Netflix.

< Preso acusado de ameaçar esposa com espingarda em SG Mais de 600 resgates em praias do Rio no fim de semana <