Entretenimento

Niteroiense transforma projeto em aplicativo e encanta público infantil

Imagem ilustrativa da imagem Niteroiense transforma projeto em aplicativo e encanta público infantil
|  Foto: Foto: Divulgação
O aplicativo ensina sobre cores primárias, secundárias, entre outras atividades. Foto: Divulgação

O artista plástico Diego Moura, de 31 anos, conhecido pelo projeto "Um dedo de arte", lançou, na última semana, o aplicativo "Um dedo de arte para colorir", voltado para o público infantil. Com a iniciativa, as crianças podem aprender mais sobre arte, cultura e educação.

Segundo Diego, o objetivo é estimular os pequenos a transformarem o aparelho em um instrumento de criação. O artista conta que a ideia surgiu durante uma conversa com a sobrinha de 5 anos, no início da pandemia.

"No início da pandemia acabei me afastando dos meus sobrinhos e isso mudou a nossa vida, porque sempre fomos muito próximos. Eu sei que não foi fácil para eles deixarem de ir à escola e de interagir com outras pessoas. Um dia a minha sobrinha Júlia, de 5 anos, me ligou e pediu para eu desenhar junto com ela e eu achei a ideia genial. Fui ensinando as formas pelo telefone mesmo. Duas semanas depois, outro sobrinho, o Bernardo, me ligou e pediu exatamente a mesma coisa. A partir daí senti que precisava apresentar esse universo para eles de alguma forma".

Diego Moura, artista plástico
Seus sobrinhos, Julia e Bernardo, foram as inspirações para o aplicativo. Foto: Divulgação

Usando como inspiração os próprios sobrinhos, e pensando na necessidade deles de usar o celular de maneira mais didática, já que o uso do aparelho aumentou durante o isolamento, o artista resolveu criar o aplicativo para que outras crianças também tivessem acesso. Através do uso de personagens, os usuários podem aprender sobre as cores primárias, secundárias, entre outras atividades.

"Os personagens são os meus próprios sobrinhos, a Julia e o Bernardo, e também tem o Di, que é uma versão infantil minha. Eles apresentam algumas técnicas de artes, além de ensinar sobre a mistura de cores antes dos jogos de desenho e pintura livre".

Diego Moura, artista plástico

Diego ressaltou que antes do lançamento oficial foi orientado por professores, que o ajudaram de maneira pedagógica e didática. Além disso, convidou algumas mães e crianças para avaliarem o aplicativo.

"Tive preocupação com a responsabilidade pedagógica que esse tipo de aplicativo acaba tendo. A resposta foi muito positiva e já estou tendo várias ideias para as próximas fases que estarão disponíveis para atualização em breve".

Diego Moura, artista plástico

O artista relembra que desde o início de sua carreira sempre recebeu convites para trabalhar em escolas e universidades e falar sobre o seu processo criativo, que mistura a tecnologia do celular na criação de suas telas.

Diego conta que sempre foi convidado por escolas para mostrar o seu trabalho e falar sobre artes. Foto: Arquivo pessoal

"As crianças sempre ficaram impressionadas com a forma de fazer os desenhos com o dedo. Então desde o começo sempre tive contato com o público infantil. Então ter esse aplicativo, que recebeu aprovação de professores, de pais e das crianças, para mim, só mostra que era para ser feito, que era o momento certo para criar essa conexão com esse público", conta.

O aplicativo "Um dedo de arte para colorir" é gratuito e está disponível para ser baixado no GooglePlay.

Um dedo de arte

O projeto "Um dedo de arte" faz parte da técnica que o Diego Moura usa para produzir suas obras. O artista conta que produz os seus rascunhos pelo celular, usando somente o dedo, e a partir daí transforma os seus desenhos em artes digitais e seleciona alguns para serem transferidos para telas de algodão com tinta e pincel.

Diego Moura também está com duas exposições em cartaz, uma na Galeria La Salle, em Niterói, e outra na Vogue Gallery, na Barra da Tijuca, além de uma exposição virtual em seu site: umdedodearte.com.br.

< Motoboys e entregadores podem ter prioridade na vacinação contra Covid-19 Ocupação hoteleira atinge 30% em Cabo Frio no feriado de Corpus Christi <